Ir. Carminda Amélia Carvalho Alves, mrcj

Há poucos dias foi realizada a 25ª Assembleia Geral Eletiva da CRB (Conferência das Religiosas do Brasil), em Brasília, “momento de retomada para a Vida Consagrada, para ser um sinal profético, sinal de alegria, um testemunho forte”, como disse a presidente reeleita Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad. Em consonância com a Igreja e Vida Religiosa, garimpamos mais uma formação do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade, sobre o cuidado com os primeiros passos da Vida Religiosa, mostrando como alicerce para uma espiritualidade sólida e segura do ser religioso. Assim nos ensina o nosso Pai Fundador:

O ALICERCE DA VIDA ESPIRITUAL (1º Cor 3, 9-23; Jo 21)
Padre Joaquim Arnóbio de Andrade
A casa para ser segura, depende de seu alicerce. Do mesmo modo são vocês no noviciado. A casa da vida Espiritual, da Religiosa para ser forte, segura, depende do alicerce construído por cada uma. Este é um tempo especial de graça. Se vocês souberem aproveitar bem, depois vão ver uma Religiosa firme na fé, perseverante na Vocação. É como uma casa construída sobre a rocha, pode vir as tempestades, enchentes, mas ela permanecerá inabalável.
O alicerce espiritual da Religiosa é o amor, a caridade, a fidelidade, a oração, a palavra de Deus… Vocês não foram chamados por um período de tempo. Deus chamou para fazerem caminhada com ele na vida da congregação com suas irmãs. Caminhar com passos firmes de mãos abertas ao amor e prontas para servir.
Este alicerce da vida espiritual da religiosa tem três colunas básicas que são indispensáveis:
1º AMOR PURO – É amor de verdade. Não perder de vista Cristo. Não se deixar levar por coisas banais que não levam a nada. Façam uma adesão total a Cristo. São Paulo diz: “Eu me fiz tudo para todos. Já não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim”.

2º AUTENTICIDADE: é ter caráter, personalidade. Saber o que quer e lutar por isso. Deus chamou vocês para uma vida de sinceridade, para uma missão. Assumir para valer a vocação que Deus lhe propõe.

3º DISPONIBILIDADE: é a doação de si mesma no serviço ao outro, ao irmão carente. As vezes o mais necessitado pode está morando com você ao seu lado.

Para se ter uma vida religiosa autêntica, fervorosa. É indispensável uma contínua vida de oração. Conversar com Cristo. Ele é o amigo verdadeiro, sincero em quem você pode confiar. Falar com Cristo como quem fala com um amigo. Falar com Cristo com uma oração sincera. Oração que faça com que eu mude.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *