Sobral iniciou vacinação com crianças na última terça-feira (18); Imunização começou com crianças de 11 anos
Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
A vacinação do público infantil no município de Sobral iniciou na última terça-feira (18), no Centro de Educação a Distância (CED) e em algumas escolas municipais. Durante a primeira etapa crianças de 11 anos cadastradas até o dia 11 de janeiro serão vacinadas de acordo com lista, que pode ser consultada no site da Prefeitura de Sobral. É necessário que ela seja acompanhada por um adulto responsável portando documento com foto.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Letícia Reichel, o imunizante é diferente do usado para a população adulta. “Existem diferenças na dosagem, composição e concentração da vacina para o público infantil, sem contar que o frasco possui a tampa de uma cor diferente. Enquanto a vacina para adultos tem a cor roxa, a vacina para crianças tem a cor laranja, o que facilita para o profissional na hora de aplicar a vacina”, informou a coordenadora.
A vacinação deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta. O calendário dependerá do envio das doses pelo governo. Atualmente, apenas o imunizante da Pfizer foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação das crianças. A vacina será aplicada em duas doses com intervalos de 21 dias.
A imunização infantil começa na data de aniversário de um ano do início da vacinação contra Covid-19 em Sobral. A cidade já comemora quase 400 mil doses aplicadas no público maior de 12 anos, sendo que 98% desse público já estão vacinados com as duas doses ou dose única. Para cadastrar crianças é preciso fazer acesso no site vacinasol.sobral.ce.gov.br//solicitacao, que pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. É necessário preencher os dados pessoais da criança e também do adulto responsável legal. O número do Cartão Nacional do SUS é obrigatório. Caso a criança ainda não tenha, deve procurar a unidade básica de saúde.