Sobral recebe visita do Ministro do Turismo para entrega da Igreja Menino Deus e vistoria da ponte estaiada

0

Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
O Ministro do Turismo, Gilson Machado visitou Sobral, sexta-feira (04/02), para juntamente aos representantes da Diocese de Sobral, Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente e Prefeitura de Sobral entregar a reforma da Igreja do Menino Deus, uma das mais antigas e tradicionais da cidade, cuja obra foi feita com recursos do Iphan, órgão ligado a pasta de Machado.
A obra Igreja Menino Deus foi finalizada essa semana, onde a estrutura histórica recebeu novas instalações elétricas, de internet e de iluminação; melhorias estruturais em todos os elementos internos do templo e reconstrução dos vitrais coloridos. Além disso, as equipes de patrimônio e museologia realizaram estudos de prospecção histórica para viabilizar a restauração das imagens religiosas e do forro artístico da nave central.
Segundo a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), Marília Ferreira Lima, “a inauguração da obra de restauração da Igreja do Menino Deus é importante para Sobral por vários aspectos. Por se tratar de um ícone histórico da nossa cidade, se tornou imprescindível tomar uma iniciativa para garantir sua preservação. Além de garantirmos a perpetuação deste documento histórico traduzido em construção, asseguramos o desejo da população sobralense de celebrar sua fé num ambiente digno e seguro”.
A última obra de reforma na Igreja do Menino Deus aconteceu no ano de 1949. Em 1995, a igreja foi tombada pelo município, recebendo essa proteção devido sua importância histórica para a cidade. Os recursos para a obra de restauração do templo religioso foram viabilizados por meio de convênio do município de Sobral com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O ministro também irá visitar o canteiro de obras da ponte estaiada, que ligará o bairro Dom Expedito ao Centro. Atualmente, com cerca de 55% de execução, a construção da estrutura de concreto já segue em direção à Margem Esquerda do Rio Acaraú. A ponte possui três bases de sustentação e dois pilares centrais, construídos em concreto armado e cabos de aço, que irão ligar os pilares à base e à plataforma. A passarela terá 112 metros de extensão e será de uso exclusivo para ciclistas e pedestres. O projeto inclui também um plano de mobilidade no entorno da obra, que facilitará a locomoção e integração entre as duas margens do Rio Acaraú.
Fonte: Prefeitura de Sobral

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *