Sobral registra aumento no número de casos de Dengue; 80% dos focos são residenciais

0

Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
No primeiro semestre de 2021 a Secretaria de Saúde de Sobral registrou 246 casos de dengue no município, um crescimento alarmante em comparação à mesma época ano passado, foram confirmados apenas 37 casos. Além da dengue, neste ano já foram confirmados nove casos de chikungunya e um de zika. Cerca de 80% dos focos foram localizados em imóveis residenciais, segundo a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
“Identificamos que a concentração dos focos do mosquito em Sobral se dá em imóveis residenciais. Por isso destacamos a importância da participação popular na prevenção e combate”, relatou Rafael Lima, gerente da UVZ. Ele alertou para a necessidade da participação da população na luta contra o mosquito, intensificando os cuidados para eliminar criadouros de Aedes aegypti.
Foram reforçadas as atitudes de combate ao mosquito que são simples, rápidas e muito eficazes. “As medidas são simples: tampar os potes, as cisternas, caixas d´água e a limpeza dos quintais. O processo todo leva entre 10 e 15 minutos. É importante que usemos esse momento em que muitos ainda estão em regime de teletrabalho para intensificar essa luta”, disse o gerente.
A Secretaria de Saúde de Sobral também está tomando uma série de medidas para eliminar o mosquito da dengue, necessária em conjunto com os esforços da população. Dentre elas, a fiscalização e limpeza de terrenos particulares com acumulo de lixo, utilização do carro fumacê e intensificação das atividades dos agentes de endemias.
A limpeza de terrenos particulares iniciou na quinta-feira da semana anterior (15) e foi realizada pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), em parceria com a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), responsável pela fiscalização desses imóveis. Já a Unidade de Vigilância de Zoonoses realiza a identificação dos pontos críticos e mais propícios a criação de focos. Após a limpeza, as despesas são repassadas para o proprietário do terreno. Além dessas medidas, o governo municipal oferece o “Flagrante Sujão” (WhatsApp 88 9.8802-5029), serviço de denúncias coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) para envio de denúncias de descarte irregular de lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *