Sobralenses podem despertar Novos Olhares para a Monalisa e o Regionalismo

0
Mona-Lisa-Museu-do-Louvre-Paris

O sorriso enigmático da Gioconda de Da Vinci ganha novas versões em exposição na Casa de Cultura de Sobral.

Domingos de Barros Jr
Jornalista

A exposição Novos olhares para a Monalisa e o Regionalismo está aberta ao público no primeiro andar da Casa da Cultura de Sobral, desde o dia 13 de janeiro. O evento se estenderá à visitação gratuita até o dia 6 de abril. A Casa de Cultura é aberta ao público de 8h às 12h e das 13h ás 21h, de terças a sextas-feiras e aos sábados das 17h às 21h.
Entre sorriso tímido e olhar enigmático que consagrou a obra de Leonardo Da Vinci, vemos diversas faces de Monalisa, que dentro desta exposição tem releituras com novas feições: regionalizadas, indígenas, nordestinas e negras, estas também contracenando com figuras da cultura regional e elementos típicos como o cangaço e a religiosidade cristã do sertanejo.
A exposição faz parte do acervo da colecionadora e curadora Veridiana Brasileiro que conta com mais de 450 releituras da Monalisa, das quais cerca de 130 estão expostas na Casa da Cultura de Sobral, sendo outra parte das obras expostas no Museu da Indústria no centro de Fortaleza.
Constituída de variados artistas e técnicas, as obras são dispostas em diversos processos de pintura, desenho e demais formas de artes visuais, indo desde acrílica sobre tela até aquarelas feitas em café. A Gioconda é retratada em paisagens e circunstâncias típicas do nordeste, ganhando negritude, visitando praias e festas populares, rodeada de paisagens e elementos característicos como o cuscuz em obras que seguem o lúdico e o imaginário popular, passando por alusões ao regional como a teoria da relatividade comprovada em Sobral.
Para a visitante Yara Feitosa, estudante de Mecatrônica: “A exposição traz uma experiência que junta algo que não é tão presente no regional, o renascentismo no caso, sendo posto com outros olhos mais próximos da nossa realidade”.
O acervo segue se nutrindo de quadros de artistas regionais, que segue ganhando mais obras por onde passa. Em Sobral, a aquisição foi uma obra do artista plástico Ed Ferrera, que está com a mostra individual “Meninas do Rio” em cartaz no Museu de Arte da UFC (MAUC) em Fortaleza até o dia 14 de fevereiro.
Novos Olhares para a Monalisa e o Regionalismo tem a curadoria de Andréa Dall’Olio, artista plástica, arquiteta e curadora. Andréa compartilha o espaço sendo expositora no primeiro piso da casa de cultura, com suas obras que se utilizam de materiais palpáveis aos olhos e uma técnica que salta das telas e retrata transitoriedade e raízes na imigração, a exposição de Dall’Olio conta com a curadoria de Veridiana Brasileiro.
O acesso é gratuito e livre para todas as idades. As duas exposições têm o mesmo período de duração se encerrando no dia 6 de abril.
Você pode conferir mais no instagram: @novos_olhares_para_monalisa | @andreiadallolio | @veribrasileiro | @edferreiraoficial | @casadaculturasobral

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *