TIA FRANSQUINHA: 80 anos de dedicação a Deus e ao próximo
No sábado, 8, no Solares Buffet, familiares e amigos da Sra. Francisca Alves Vasconcelos estiveram reunidos para agradecer a Deus e comemorar o transcurso dos seus 80 anos de vida profícua e exemplar. Nascida em Sobral no dia 09 de novembro de 1945, são seus pais Gonçalo Alves da Costa e Gerarda Alves da Costa, falecidos, que geraram mais 21 filhos, dos quais, doze ainda vivos.
Carinhosamente chamada Tia Fransquinha, a aniversariante é reconhecida e respeitada pelo inarredável exercício do amor a Deus e ao próximo, bem como por sua modelar caminhada na estrada do Bem. Norteada pelo altruísmo, trabalho digno, pela humildade e caridade, destacam-se, também, em sua personalidade o retilíneo cumprimento dos deveres como cristã engajada e como cidadã de bem.
Já na infância abraçou o trabalho, quer no lar, quer em empregos formais, visando a colaborar com os pais no sustento e na educação da sua grande prole, não descuidando do zelo pelas obrigações relativas às coisas de Deus. Sempre morando em Sobral, aos 13 anos teve seu primeiro emprego na agência Glória, antiga empresa sobralense. Conclui Curso de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Dom José.
Também teve atuação na Loja Azteca, Armazém Guanabara, Banco de Crédito, Banco da Bahia e Bradesco. Simultaneamente a isso, montou uma boutique em sua residência, que deu origem às Casas Alves, no Centro e próximo ao Mercado Público, cujas atividades encerraram-se muitos anos depois.
Com mais tempo disponível, Tia Fransquinha passou a se dedicar integralmente aos trabalhos da Igreja Católica. Com muita dedicação, envolveu-se com mais frequência e atuação em movimentos católicos e sociais. São marcantes sua educação, atenção, seu carinho e cuidado maternais com o próximo, o que cativa a todos que dela se aproximam, mesmo que seja depois de um curto e rápido contato.
Seu talento e sua operosidade são comprovados pelos valiosos serviços prestados na Coordenação da Renovação Carismática de Sobral, na fundação da Comunidade Coração de Maria, na direção de creche nesta cidade, dentre outros trabalhos. Como católica fervorosa, Tia Fransquinha ainda participa ativamente dos eventos da Igreja, colaborando com obras sociais e levando sua palavra sábia, fácil e incentivadora a milhares de pessoas.
Em 2017, Francisca Alves Vasconcelos (Tia Fransquinha), teve seu trabalho reconhecido publicamente ao receber a Comenda Menções Honrosas. Trata-se de homenagem concedido pela Câmara Municipal de Sobral às mulheres que prestam importantes serviços à coletividade.
Francisca Alves Vasconcelos é viúva de Raimundo Nonato Carneiro Vasconcelos, com quem foi casada de 16.06.1972 a 30.09.2021, data do falecimento do esposo. São filhos do casal: Dra. Michelle Alves Vasconcelos Ponte, atual Secretária de Saúde de Sobral, Wagner Vasconcelos e Gerardo Neto. Dra. Michele e esposo Francisco Ponte (Tchesco) geraram os netos: Francisco Júnior, Ana Clara, Guilherme Mansuêto e Ana Cecília Vasconcelos Ponte.
(Por Artemísio da Costa)













