Todos os voos nos EUA são cancelados após falha de sistema

0

Os Estados Unidos suspenderam todos os voos do país hoje por causa de uma falha no sistema de computação da Administração Federal de Aviação. O mecanismo é responsável por sinalizar aos pilotos os perigos de voo e as restrições em tempo real.

Segundo a agência, o programa não está processando informações atualizadas e não há estimativa imediata de quando o serviço será retomado. Até agora, mais de 400 voos sofreram atraso dentro e fora dos Estados Unidos. Técnicos estão trabalhando para restaurar o sistema.

“A FAA está trabalhando para restaurar seu Sistema de Aviso para Missões Aéreas. Estamos realizando verificações de validação finais e recarregando o sistema agora. As operações em todo o Sistema Nacional de Espaço Aéreo são afetadas. Forneceremos atualizações frequentes à medida que progredirmos”, afirmou a Administração Federal de Aviação no Twitter.

A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira (11).

A totalidade de voos domésticos e internacionais que decolariam nesta manhã dos aeroportos do país está em solo por determinação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) pelo menos até as 09h desta manhã no horário da costa leste (11h no horário de Brasília).

A Casa Branca afirmou não haver nenhuma evidência de que a falha ocorreu por um ataque cibernético. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar acompanhando o caso e afirmou que os voos previstos para chegar nos aeroportos dos EUA poderão pousar com segurança.

A FAA disse que um dos seus sistemas, o Notam – que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos caiu.

“A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h, horário do leste, para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”, disse a administradora, em nota.
Apenas voos militares e de resgate médico estão autorizados a decolar.

Desde cedo, passageiros já relatavam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, e sites de notícia dos EUA falam em cancelamento de todos os voos em solo norte-americano.

O site FlightAware, que monitora voos pelo mundo, mostrava 103 voos com partida ou destino nos EUA cancelados até a última atualização desta notícia, desde 05h30 no horário da costa leste do país.

O número já é mais da metade do total de voos saindo ou chegando aos EUA em toda a terça-feira (11) – 201. O site registra também 760 voos atrasados no país hoje – na terça, foram 4.000 com atraso no dia inteiro.

Por conta da determinação, aeroportos europeus já relatam atrasos. O de Barajas, em Madri, na Espanha, informou que os voos saindo para os Estados Unidos estão “várias horas atrasados”.

O sistema Notam ainda não havia sido restabelecido até a última atualização desta notícia, e a FAA disse ainda não haver prazo para recuperá-lo.

O Notam, sigla em inglês para Aviso aos Aeronavegantes, é um sistema internacional de mensagens que informa qualquer alteração ou risco para a navegação aérea. Ele pode indicar uma pista que esteja interditada, o fechamento de espaço áereo, falha em algum equipamento de auxílio ou ainda alguma orientação geral.

O objetivo desse sistema é ser uma forma rápida e eficiente de notificar todos os envolvidos com o transporte aéreo. Ela é divulgada pelos departamentos de aviação de cada país.

 

Por Márcio Gomes (Redação Jornal Correio da Semana)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *