Um novo ponto turístico e religioso em Massapê

0
Sem título

Sobre a serra da Meruoca, em territórios massapeenses, a comunidade de São Damião, cujo padroeiro é São Francisco, goza, como em toda região serrana, da reputação de deslumbrante lugar. Além da hospitalidade de seu povo, o que também é uma grande peculiaridade dos serranos, a localidade acolhe seus visitantes, desde a entrada de calçamento, com fascinantes paisagens, dignas de uma parada para fotografias. Uma em especial se destaca pela potencialidade de ponto turístico e religioso, o cruzeiro de São Damião.
Idealizado pelo coordenador da capela da comunidade, Antônio Moésio, em comemoração ao primeiro ano de fundação do terço dos homens da localidade, os trabalhos para a construção do marco religioso se iniciaram em novembro de 2018. Construído, árdua e empolgadamente, pelos próprios moradores locais, o marco religioso situa-se sobre um lajedo em um ponto alto que proporciona uma estonteante visão panorâmica de boa parte do município de Massapê. Além do cruzeiro de quatro metros de altura que artificialmente reluz à noite, o local, a céu aberto, proporciona toda uma estrutura fixa e natural para celebrações eucarísticas, da palavra e outros atos religiosos, com altar e bancos de pedra. Durante o árduo e íngreme percurso serra a cima, proporcionando uma satisfatória trilha para os turistas e aventureiros e uma espirituosa via para romarias, percebe-se a estrutura da longa escadaria de pedras trazidas e encaixadas minuciosamente pelos próprios habitantes locais através do trabalho em mutirão. No local almejado, há também duas pequenas grutas, uma em honra a São Francisco e outra a Nossa Senhora de Fátima.
É possível imaginar a verve religiosa que impulsionou os moradores envolvidos na construção quando se observa bem os detalhes desta. Com muito esforço, carregando pedra, tijolos, cimento, cal e água, o monumento fora concluído a 08 de dezembro de 2018. O primeiro ato religioso fora feito em 01 de janeiro de 2020 e a primeira missa com a bênção do local fora celebrada a 15 de fevereiro, presidida pelo então vigário paroquial de Massapê, padre Samoel Pereira de Melo. Por toda a conjuntura, isto é, subida e chegada, a natureza se faz constante companheira, principalmente durante a subida por entre as frondosas e frutíferas árvores. Durante o dia, o gorjeio dos mais variados pássaros completa a sinfonia do lugar e o clima ameno possibilita uma sensibilidade espiritual intrínseca a profícuos momentos de oração. Seguramente, pela inegável beleza do local, o cruzeiro de São Damião será um dos mais famigerados pontos turísticos e religiosos de Massapê e região. Entretanto, por sua recente construção e a falta de informação, ainda não o é. Tanto para turistas como também para romeiros, o cruzeiro de São Damião já é um egrégio lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *