UVA concede título Doutor Honoris Causa à professora Izolda Cela

0

A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), professora Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, recebeu, na noite desta terça-feira, 04/07, o Título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em sessão solene presidida pela reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque.
A cerimônia contou com a presença dos senadores Cid Gomes e Augusta Brito, do deputado federal Leônidas Cristino, do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas da Costa, da secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, as deputadas estaduais Lia Gomes e Larissa Gaspar, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, a presidente da Câmara Municipal de Sobral, Socorrinha Brasileiro, o vice-reitor da Universidade, professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho, além de autoridades municipais e estaduais e membros do Conselho Universitário.
A Resolução nº 04/2023, que concede o Título de Doutor Honoris à professora Izolda Cela, foi deliberada por unanimidade pelo Conselho Superior da UVA no dia 15 de junho de 2023, e considera seu relevante contributo ao Estado do Ceará e, em particular, notadamente sua destacada contribuição no processo de desenvolvimento e apoio à UVA. O título é a honraria máxima concedida por uma Instituição de Ensino Superior do Brasil.
Em seu discurso, Izolda Cela destacou sua gratidão em receber a homenagem e ressaltou o papel da Universidade Estadual Vale do Acaraú para a cidade de Sobral. “Minha primeira palavra de gratidão é aos que vieram antes de nós, que dedicaram tanto esforço para que hoje tivéssemos a Universidade Estadual Vale do Acaraú. A criação da UVA abriu uma nova fronteira para que Sobral se tornasse uma cidade universitária. Agradeço também aos professores e professoras cearenses, à UVA, à reitoria Izabelle Mont’Alverne e aos meus pares, à minha família e amigos”.
Izolda também falou sobre seu trabalho como secretária-executiva do Ministério da Educação, na melhoria da educação das crianças e jovens. “Vamos precisar da UVA, de todas as instituições de ensino superior com seus saberes, de estados e municípios, enfim, do engajamento de todos e todas para alcançarmos esse objetivo”.

Reconhecimento
“Ao conceder a professora Izolda o título de Doutor Honoris Causa, estamos reconhecendo sua excepcional contribuição para a educação brasileira e seu compromisso inabalável com o desenvolvimento humano e social de Sobral e do Ceará. Sua trajetória é uma inspiração para todos nós. Que este título honorífico seja um testemunho de nosso respeito, gratidão e admiração por tudo o que você tem realizado e por tudo o que você representa”, disse a reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, elogiou a decisão da Universidade em conceder a honraria à professora Izolda. “Nossa querida doutora Honoris Causa, além de defender causas muito importantes com sua firmeza de princípios, tem uma obra muito importante para Sobral, para o Ceará e para o Brasil. Esse título é muito justo e merecido”, pontuou.
Em nota de congratulações, o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) ressaltou “a importância da homenagem pelo relevante contributo da professora Izolda Cela ao Ceará e, em particular, sua destaca atuação em prol do desenvolvimento da educação do Estado”. A doutora Honoris Causa também foi homenageada pela Escola da Magistratura Superior do Estado do Ceará com uma obra do fotógrafo cearense Mateus Dantas, entregue durante a solenidade pelo juiz Cavalcante Neto.

Biografia
Nascida em Sobral (CE), Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é professora, psicóloga e política brasileira. É mestre em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e graduada em psicologia pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em gestão pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Na Secretaria de Educação do município de Sobral (CE), entre 2001 a 2003, foi secretária-adjunta. De 2004 a 2006 assumiu a titularidade da Pasta. Ela se tornou uma das grandes responsáveis pelo sucesso educacional da cidade e do estado do Ceará. De 2007 a 2014, exerceu o cargo de secretária estadual de Educação do Ceará. De 2015 a março de 2022 vice-governadora, assumindo como governadora em abril de 2022.
No Ministério da Educação (MEC), assumiu o cargo de secretária-executiva em 1º de janeiro de 2023.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional (ACMI)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
(88) 3611-4271

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *