VIDA CONSAGRADA RELIGIOSA: TUDO POR CAUSA DE UM GRANDE AMOR!
Ir. Carminda Amélia Carvalho Alves, mrcj
Na Solenidade da Apresentação do Senhor, hoje às 9h, na Igreja do Menino Deus, as Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus celebraram o dom de sua consagração a Deus e a Renovação dos Conselhos Evangélicos: Pobreza, Castidade e Obediência. Teve uma Profissão Religiosa, a entrada de uma aspirante da Paróquia Santa Luzia de Jijoca e o jubileu de Prata das Ir. Aurivânia, Ir. Lucileidee Ir. Trindade. Irmã Joana Sá celebrou suas bodas de Ouro de Profissão Religiosa. Além do Bispo Diocesano de Sobral, se fizeram presente nesta solenidade festiva dez (10) sacerdotes da Diocese Mãe e um (1) da Diocese de Itapipoca.
O presidente da Celebração Eucarística foi Dom Vasconcelos que iniciou com a bênção da luz convidando a todos os presentes a acenderem suas velas e serem também a luz que ilumina as trevas, que dissipa a escuridão. Em seguida, deu-se a caminhada processional com o canto Vem Espírito Criador (Veni Creator), onde todos caminham com suas velas acessas.
Na homilia dom Vasconcelos ressalta a importância de se acompanhar a Liturgia Catecumenal, ou seja, acompanhar os acontecimentos da vida do Senhor Jesus, que hoje se dá na solenidade da apresentação. Esse ato consiste em a mãe apresentar-se a fim de resgatar os filhos do sacrifício. Os homens eram substituídos pelos animais. São José e Nossa Senhora poderiam não ter participado desse ritual. Que purificação necessitava Aquela que foi reconhecida por Deus com a cheia de graça? Que necessidade tem sacrificar o Filho que é Aquele que tira o pecado do mundo.
Essa solenidade é muito importante, continua Dom Vasconcelos: “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz” porque “a Palavra se fez carne e habitou entre nós”! jesus é a luz que ilumina toda a Palavra, a luz que dissipa todas as trevas. À medida que a luz avança as trevas recuam. Feliz de quem encontrou a luz como o velhos Simeão e a profetiza Ana. Eles reconheceram Deus Naquela Criança, pois nada se esconde onde tem a luz. Jesus é o dia sem ocaso, é o Sol nascente que nos veio visitar.
No final, a Madre Maria de Jesus agradeceu a presença de todos e todas. Agradeceu o apoio e acolhida de Dom Vasconcelos à congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Suas palavras foram voltadas para a Vida Consagrada Religiosa e a dinâmica do caminho vocacional, do processo das transferências e da acolhida dos párocos e da comunidade paroquial onde as Irmãs estão inseridas.
Assim se expressou a Madre Maria de Jesus: “A vida consagrada é o rosto materno de Deus” falou certa vez São João Paulo II e o Servo de Deus Padre Arnóbio nos ensinou que “uma religiosa evangelizada é evangelizadora”. Portanto, esses dois princípios por si só já anunciam a beleza da Vida Religiosa. Verdadeiramente este é o dia que o Senhor fez para nós. É um feliz dia: o Dia da Vida Consagrada Religiosa e de modo particular das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus pela sua renovação dos Consealhos Evangélicos. Somos uma Congregação diocesana, no coração de Sobral, nossa Diocese Mãe. Mas, estamos a serviço no caminho de uma Igreja sinodal, por isso dispostas a sair, acolhendo as transferências como sinal de que o Reino está em movimento. Ele é dinâmico! Precisamos nos desinstalar e seguir aonde Deus nos enviar. Agradeço aos párocos que acolhem as Missionárias Reparadoras e confiam na sua missão evangelizadora naquela porção que lhes foi confiada como pastor. A todos a nossa gratidão. Nem sempre vamos ter a missionária ideal, mas o chamado do Senhor Jesus é claro: é para todos e todas: VINDE E VEDE. Minhas Irmãs! Precisamos fazer a experiência do chamado, mas sempre com alegria e dizer como Santa Teresinha: “devo florescer onde Deus me plantou”.
Antes da bênção final, Dom Vasconcelos convidou a Irmã Antonieta, que foi surpreendida ao receber uma bênção apostólica do Papa Francisco, um documento agilizado pelo Dr. José Luís Lira, amigo e co-postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade.