47% das novas empresas abertas no Ceará foram fruto da iniciativa feminina

0
20200805-mulheres

Maria Carolina
O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo, segundo dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2020), principal pesquisa global sobre empreendedorismo. Dos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são mulheres, o que corresponde a 57%. Com relação às MEIs (Microempreendedoras individuais), as mulheres representam 48%, com preferência por categorias como beleza, moda e alimentação. Outro dado relevante nesse cenário de empreendedorismo feminino é que, em 2021, 47% das novas empresas abertas no Ceará foram fruto da iniciativa feminina, segundo dados fornecidos pela Jucec (Junta Comercial do Ceará). Esse número está em constante crescimento, entretanto um outro dado também chama atenção: segundo o Boletim do Mapa de Empresas divulgado pelo Ministério da Economia no dia 6 de junho de 2022, apenas no primeiro quadrimestre de 2022, foram fechadas 541.884 empresas, representando um aumento de 23% se comparado ao mesmo período de 2021.
Decidir criar um novo negócio e empreender, nunca é uma tarefa fácil. Quando falamos de empreendedorismo feminino, essa realidade se torna um pouco mais difícil e cheia de desafios. Um levantamento feito pelo Sebrae-SP e o Movimento Aladas, mostra uma realidade dura: enquanto 24 milhões de mulheres brasileiras desejam empreender, 43% delas não o fazem por medo de falhar. Entretanto, vale ressaltar que o empreendedorismo feminino têm aumentado conforme o tempo passa. Segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), quase metade dos negócios no Brasil, hoje, são liderados por mulheres.
A luta contra o preconceito e o machismo faz parte da vida das mulheres que desejam empreender; a mentora de negócios e empreendedora Larissa DeLucca, lista algumas dicas para as mulheres e mães que desejam ter sucesso no mundo dos negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *