APAE elege nova presidente

0

Solange Melo é a nova presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ela substitui a ex-presidente, Conceição Ponte que, dedicou-se por alguns mandatos na busca de melhorias no movimento apaeano. Conceição Ponte ainda foi responsável por indicar a atual presidente para ser sua sucessora, criando uma chapa única que a elegeu com unanimidade.
A mudança da diretoria e da presidência acontece a cada três anos, segundo explica a nova presidente. Ela ressalta que se sentiu desafiada pelo convite. “Conversei com alguns tutores e como sei da paixão e da competência da equipe de profissionais que hoje compõe a equipe, pois há bastante tempo venho acompanhando de perto o trabalho e já conduzi várias oficinas de capacitação com eles, resolvi somar esforços em prol da causa”, declara.
Graduada em Psicologia e Serviço Social, Solange faz parte da diretoria da APAE há mais de cinco anos e articulou um evento para formatar o Plano Municipal da pessoa com deficiência na gestão do ex-prefeito da cidade de Sobral, Veveu Arruda. O plano foi reformulado para o governo do atual prefeito, Ivo Gomes Ela também atua como voluntária do Serviço de Obras Sociais (SOS).
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais tem o objetivo de melhorar as condições de vida do portador de deficiência, assegurando também o seu desenvolvimento e os direitos de cidadão. Nesse contexto, a APAE de Sobral está sempre em busca de articular apoios e tomar decisões em prol das pessoas com deficiência. A atual presidente participou recentemente do Capacita APAE em Fortaleza, onde a Federação Nacional da APAES reúne todas as instituições do Ceará. “Fiquei encantada com a seriedade e com a dimensão do movimento apaeano. Meu desejo é aprender e fazer junto. No último evento, com todo o time apaeano criamos um slogan ‘Prontos para servir’, aponta.

Desafios
De acordo com Solange Melo, a situação da APAE de Sobral é coincidente com outras. A falta de recurso é presente na realidade de 306 alunos atendidos e que necessitam de uma equipe especializada além de tecnologias assistidas.  “A APAE vive de projetos, cujos repasses são temporários, por tempo determinado, e da boa vontade dos voluntários associados. Oficialmente temos um repasse do SUS que mal consegue cobrir as despesas com foco em saúde, mas trabalhamos também com educação, cultura e lazer”. Para ela, a seriedade do trabalho da instituição adicionado as doações é o que vem mantendo os 29 anos dessa causa social. “A sociedade tem demonstrado confiança no trabalho da APAE e devemos ser muito gratos por isso” complementa.

Missão da nova diretoria
A nova diretoria visa continuar articulando parcerias, tendo como foco principal a inclusão de cada aluno.
“Quando vejo um espetáculo conduzido por ex-alunos da APAE e representado por alunos atuais, com inúmeras limitações físicas e às vezes até intelectuais, me pergunto se deficientes são eles que superam todos os obstáculos ou somos nós que nos acovardamos nos nossos medos e comodidades? Acho que temos muito que aprender com eles, e esse é o relato de várias mães”, questiona Solange.
Ela confessa que é preciso à sociedade se sensibilizar do potencial dessas crianças e entender que elas precisam ter um espaço no mundo. A nova presidente da APAE está apta para somar esforços com a diretoria, familiares e a sociedade em geral para uma evolução dessa causa nobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *