O TESTAMENTO DE UMA SANTA E SUA RECONSTRUÇÃO FACIAL
“Testamento de Santa Paulina
Sede bem humildes.
É nosso Senhor quem faz tudo.
Nós somos seus simples instrumentos.
Confiai sempre e muito na Divina Providência.
Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários.
Novamente vos digo: Confiai em Deus e em Maria Imaculada.
Permanecei firmes e adiante!
Recomendo-vos muito e muito a Santa Caridade entre vós e especialmente para com os doentes das Santas Casas, dos Asilos…
Tende grande amor à pratica da Santa Caridade.
Está terminada minha missão.
Morro contente.
Dou, de todo o coração, a vós todas a minha bênção.
São Paulo, 12 de julho de 1940
Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus”.
No último dia 9 de julho a Igreja Católica Apostólica Romana celebrou a festa de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a primeira santa brasileira, que, embora nascida na Itália, viveu a maior parte de sua vida, cerca de 68 anos dos 77 que viveu e deixou em solo brasileiro seu maior legado: a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Em 2012, enviei meu livro “A Caminho da Santidade” (Editora A Partilha) à postuladora da Santa e de Frei Galvão e de tantas outras Causas Brasil afora, Irmã Célia Bastiana Cadorin. Esta me agradeceu e reclamou que a foto da Santa, não constava na capa. Eu lhe disse que repararia o equívoco involuntário.
Anos mais tarde, já tendo sido escolhido pelo Grande Magistério para a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, e compondo a equipe do Designer 3D Cícero Moraes, em outubro de 2015, fomos a São Paulo verificar as relíquias de Frei Galvão para fazer sua reconstrução facial que não prosperou.
Havia em nosso projeto o desejo de fazer a reconstrução facial da Santa. Seriam os dois primeiros santos brasileiros reconstruídos facialmente. Tentei um contato com Irmã Célia, mas, ela, adoentada, já estava em Bragança Paulista. Falamos com Irmã Roseli Amorin, madre da Congregação, que nos autorizou a realizar a reconstrução.
Com máquina fotográfica e celulares fizemos as fotografias para a reconstrução facial digital em 3D, em projeto por mim, José Luís Lira, coordenado, com análise antropológica de Marcos Paulo Salles Machado e reconstrução facial em 3D por Cícero Moraes, com a aprovação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição
Minha Investidura na Ordem se deu em 10 de dezembro de 2015. Do Rio de Janeiro segui para São Paulo para o meu primeiro compromisso público após ser sagrado Cavaleiro, a entrega do resultado final da reconstrução facial de Santa Paulina, na Capela da Sagrada Família e de Santa Paulina, contígua à Casa Geral das Irmãzinhas, onde estão os restos mortais da Santa, no dia 13 de dezembro de 2015. No ano dos 150 anos de nascimento da Santa. Na tarde daquele dia, Cícero Moraes, as Irmãs e eu, fomos a Bragança Paulista apresentar a face reconstruída de Santa Paulina a Irmã Célia Cadorin e as outras irmãs que conheceram a Santa e a aprovação foi unânime.
Santa Paulina é, também, a santa da obediência, da humildade e da esperança. Na oração litúrgica de sua celebração rogamos a Deus que exalta os humildes e simples e conduziu Santa Paulina pelo caminho da santidade na provação, no trabalho humilde e na oração constante. Que Santa Paulina nos ensine essas lições e que, um dia, cheguemos à glória onde ela está, junto aos eleitos por Deus.