Igreja Matriz da cidade de Cruz é alvo de vandalismo

0
WhatsApp Image 2020-09-09 at 10.51.11

Por Jocélio Tavares
A Paróquia Matriz de São Francisco, da cidade de Cruz, interior do Estado do Ceará, foi alvo, na madrugada da última terça-feira (09/09), da ação de vândalos. As paredes internas da igreja amanheceram pichadas com mensagens satânicas e outras frases de baixo calão. As pichações também contavam com siglas de facções criminosas; estátuas de santos foram danificadas.
As mensagens foram descobertas quando o sacristão abriu a igreja e se deparou com as pichações, segundo a secretária paroquial, Roseli Santos. Ainda conforme Roseli, a igreja havia recebido pintura e reparos internos recentemente para a 136ª festa de São Francisco, que acontece no dia 24 de setembro.
“Nosso sentimento é de tristeza e angústia diante de tamanho sacrilégio. Isso é uma agressão a um ambiente sagrado e à Igreja, que é uma entidade que ao longo de sua história sempre fez o bem. Não há razão para se odiar a Igreja”, comentou Dom Vasconcelos, Bispo da Diocese de Sobral.
Frases como “o diabo manda aqui” e “que o diabo tenha pena de vocês” preencheram as paredes junto com ameaças de morte ao pároco Tomé da Silva, que registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Cruz.
“Hoje pela manhã, por volta de 7h30, fui pego de surpresa com a notícia de que haviam entrado na igreja matriz e pichado todo o seu interior. Imediatamente eu vim à igreja e vi o quanto ela estava pichada. A polícia já esteve aqui pela manhã e gerou um inquérito policial. Nosso desejo é que de fato tudo seja esclarecido. Nós tínhamos acabado de pintar toda a igreja e está na situação que está”, conta o padre Tomé da Silva.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou em nota que Delegacia Municipal de Cruz investiga o caso e que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza buscas em toda região, com o intuito de identificar os suspeitos que praticaram o crime.
“Eu entrei em contato com a vice-governadora do Estado do Ceará, em Fortaleza, e ela me prometeu enviar alguém para ajudar nas investigações, mas no momento ainda não temos noção de quem possa ter realizado tal ato de vandalismo”, afirma o Bispo.
Perguntado sobre o perdão aos criminosos, o Bispo de Sobral completou: “em momento algum eu devo condená-la. Eu devo mostrar a ela que esse não é o caminho e que a vingança e a rebelião não resolvem as coisas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *