“A casa que acolhe, que ama, que respeita”: Paróquia de Pacujá celebra seus 12 anos de ereção

0
igreja

Celebrar o aniversário da paróquia, é poder renovar e celebrar toda a caminhada pastoral que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, é buscar compreender que temos que ter consciência da corresponsabilidade em construir junto a história da paróquia a nossa própria história, é vivenciar os sacramentos que a santa mãe Igreja dispõe para nós, o batismo como o sacramento da iniciação a vida cristã, Eucaristia, alimento da nossa caminhada cristã, confissão, sacramento da reconciliação, o Crisma, a confirmação dos dons do Espirito Santo, Matrimônio como sacramento que une o homem e a mulher sob as bençãos de Deus.
Pe. Humberto Robson de Carvalho em sua obra “Paróquia Missionária/ Projeto de evangelização e missão paroquial na cidade” afirma que desde os primórdios da Igreja o pensamento de paróquia é de proteger os fiéis, a porção do povo de Deus que vive em uma determinada cidade. Ele compreende que a paróquia é “a casa que acolhe, que ama, que respeita, que vai ao encontro dos necessitados, que pratica a caridade e que santifica os que nela procuram abrigo e proteção” (p.10,2015)
Ele também entende que a comunidade paroquial é lugar onde o fiel, cristão pertencente aquele território eclesial que tem como alicerce a vida em Deus, tem como missão ser membro ativo participante, comprometido com a fé e o serviço pastoral “sobretudo aos mais necessitado, e que sempre está em busca de transformação para uma vida mais digna e uma sociedade mais justa, solidária e fraterna na cidade” (p.11,2015)
A ereção da paróquia São João Batista em Pacujá foi uma conquista, um sonho idealizado por muitos pacujaenses. O decreto de ereção, datado do dia 28 de janeiro de 2009, memória de São Tomás de Aquino, vai dizer que foi pela finalidade para uma adequada cura pastoral dos fiéis, ao mesmo tempo em que também promove e assegura o bem espiritual da porção do povo de Deus pertencente a cidade de Pacujá, a cidade das mil singelezas.
Foi de grande contribuição a presença do Pe. Stefan Rudnick (in memoriam) para o desenvolvimento pastoral e fortalecimento da caminhada cristã em Pacujá. Compreendida por 10 capelas, a Paróquia de São João Batista foi criada no dia 02 de fevereiro de 2009, festa da Apresentação do Senhor.
Naquele ano estiveram presente na celebração eucarística da criação da paróquia e posse do seu primeiro pároco, Pe. José Canafistula Gomes, presidida pelo então bispo diocesano de Sobral, o Revmo, Dom Antônio Fernando Saburido, alguns seminaristas, representações do clero da diocese de Sobral, religiosas, e o povo de Deus em geral.
Consideramos que ao longo desses 12 anos de caminhada paroquial nos desenvolvemos, mas precisamos ainda crescer bastante diante da evolução da Igreja no Brasil, de uma conversão pastoral, de uma mudança para uma “igreja em saída” como afirma o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelium Gaudium, ser uma igreja missionária por excelência.
Neste sentido, afirma o Papa Francisco “sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionando mais evangelização do mundo atual que autopreservação” (p. 25,2013)
Ainda nestes termos ele compreende que “a paróquia é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração, e a celebração” (p.26, 2013)
É a chamada comunidade de comunidade, onde devemos estar e somos convidados a sermos agentes de evangelização, sendo sal da terra, e luz do mundo.
Hoje celebramos mais um ano de história, de crianças que foram batizadas, de casais que se uniram diante do altar do Senhor, da renovação do sacrifício eucarístico, da reconciliação. São muitas histórias, coletivas e individuais que ficam guardadas na memória. É uma alegria para nós festejarmos os doze anos de caminhada paroquial , de história, de vidas doadas para a construção do Reino de Deus. Que Maria Santíssima seja nossa condutora nessa caminhada de fé.
São João Batista, nosso padroeiro interceda por nós!

Francisco Silas Lopes Simão – Agente de Pastoral na Paróquia São João Batista/ Pacujá- CE – Graduado em História Licenciatura pela Universidade Estadual Vale Do Acaraú

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *