Artista Plástico Gerson Maranguape se destaca em Tianguá por suas peças em preto-e-branco

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Residente do município de Tianguá, na serra da Ibiapaba, o artista plástico Gerson Maranguape mantém em seu bar um ateliê onde ele guarda diversas obras feitas por suas pinceladas características em preto-e-branco. De artes abstratas a grandes personalidades, como Roberto Carlos, Belchior, Bob Marley, Gerson Maranguape mantém grande acervo em sua Baiuca cuja decoração e estrutura foi feita pelo próprio artista.
Estudante da Escola Panamericana de Artes de São Paulo em diversas áreas como desenho publicitário, desenho artístico, pinturas e outras vertentes ele revela que nunca pensou na arte como uma fonte de renda. “Hoje tenho trabalhos na Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia. Muita coisa em Minas, Rio, São Paulo, São Luis do Maranhão.
Aqui mesmo há pouca coisa, pois a maioria das encomendas são para fora” comentou Gerson. Segundo ele as pessoas da localidade não tem consciência de valorização da arte local e devido a esta falta de mentalidade popular há pouco investimento governamental nos artistas da região.
As inspirações de Gerson vêm desde criança, que gostava de revistas em quadrinhos e desenhos. “Quando a gente pinta, nós botamos um pouco do sentimento naquilo que estamos fazendo seja na musica, na arte em modo geral” segundo Gerson. Antes, haviam telas coloridas, mas hoje a principal característica do trabalho do artista é o traço realista em preto-e-branco que se destaca nas pinturas. “Talvez eu me questiono que só preto e branco hoje seja até para externar um pouco da tristeza que temos com nós mesmos” ele reflete.
Gerson Maranguape revela que sempre vai fazer arte, pois se orgulha de sua obra e tem como a pintura o seu principal hobbie. O seu ateliê e bar atualmente é um espaço reservado para quem o procura por sua arte, já que por muito tempo permaneceu aberto como mural expositivo gratuito para toda a população.



