O Jornal Correio da Semana integra a segunda exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal
![exposicao jornais centenario correio da semana (2)](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2021/11/exposicao-jornais-centenario-correio-da-semana-2.jpeg)
Por Múcio Aguiar
Um legado cultural”, que acontece em são luiz do maranhão. O evento é organizado pela associação da imprensa de pernambuco (aip), pela associação portuguesa de imprensa e pelo consulado honorário de portugal em são luíz. A primeira exposição ocorreu em recife, ano passado. Também convém destacar, que o correio da semana concorre ao prêmio de memória do mundo pela unesco, dentre os jornais centenários do brasil e portugal, em circulação. Em candidatura conjunta, concorrem 19 jornais do brasil e 32 de portugal, dentre os quais, 4 (quatro) jornais são do nordeste e o correio da semana é um representante do Ceará.
A primeira exposição, dedicada exclusivamente aos jornais portugueses aconteceu em Aveiro, em 2018, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa. Em 2019, a Associação da Imprensa de Pernambuco, que mantém cooperação com a congênere de Portugal trouxe para o Brasil a exposição, ampliando-a com jornais brasileiros, e realizando na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, a primeira exposição luso-brasileira dos jornais centenários. Um dos critérios para integrar o quadro expositivo é continuar na plataforma impresso.
Do Brasil, o mais antigo é o Diario de Pernambuco, que também é considerado o mais antigo em circulação na América Latina e de língua portuguesa, com 196 anos, e de Portugal, O Açoriano Oriental, com 186 anos. Ao todo são 16 jornais brasileiros e 32 portugueses que juntos representam a memória do mundo, como bem define o presidente da imprensa portuguesa, João Palmeiro.
Ao trazer para o estado do Maranhão, no histórico Convento das Mercês, a Embaixada de Portugal, pelo seu Instituto Cultural Camões apresenta uma dos mais expressivos eventos culturais dos dois países. Para o presidente da imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar, a exposição Jornais Centenários do Brasil e Portugal apresenta a importância do jornalismo no registro dos principais acontecimentos, a exemplo da Carta de Pero Vaz cujo teor é a notícia do achamento do Brasil, ou ainda o fim da escravidão, que foi conhecida após sua publicação nos jornais.
Berta Nunes, secretária de Estado das Comunicações de Língua Portuguesa cita que o Convento das Mercês é o lugar ideal para receber a exposição, “local de história e memória, espaço privilegiado de dialogo luso-brasileiro”.
A exposição Jornais Centenários do Brasil e Portugal: um legado cultural, no São Luís do Maranhão, nos trás dois séculos de história, uma viagem emocionante contada nas páginas dos jornais.
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-7-300x160.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-6-300x160.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-5-300x159.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-1-300x168.jpg)