Nossa Senhora Imaculada Conceição: Padroeira de Sobral e do Programa Educação e Cidadania
No dia 8 de dezembro de 2012 das 7 às 8 horas estávamos Oclécio Marçal e eu na Rádio Educadora do Nordeste 950 AM, fazendo o primeiro Programa Educação e Cidadania, abençoado todos os sábados até hoje pela Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Sobral. Portanto, já se passaram 9 anos. Muitas mudanças aconteceram. O horário passou a ser das 8 às 9 horas e atualmente vai ao ar das 8 horas e 30 minutos às 9 horas e 30 minutos.
Na Faculdade Ideau de Passo Fundo encontramos a história da Imaculada Conceição. Ela é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.
Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado. A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV.
A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça“), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
O Papa Pio IX definiu oficialmente a Imaculada Conceição como dogma, quando recorreu principalmente para a afirmação de Gênesis 3:15, onde Deus disse: “Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela“, assim, segundo esta profecia, seria necessário, uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus. O verso “Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti” no Cântico dos Cânticos (4,7) é usado para defender a Imaculada Conceição. Outros versos incluem: “Também farão uma arca de madeira incorruptível; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura”. “Pode o puro [Jesus] Vir dum ser impuro? Jamais”! “Assim, fiz uma arca de madeira incorruptível, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão”.
Outras traduções para a palavra incorruptível incluem “indestrutível” “acácia”, e “duro” para descrever a madeira utilizada. Noé usou essa madeira porque era considerada muito durável e “incorruptível”. Maria é considerada a Arca da Nova Aliança e, portanto, a Nova Arca seria igualmente “incorruptível” ou “imaculada”.
Por Salmito Campos – (salmitocamposs@gmail.com).