“Bendita a Luz que mais alumeia”

0

Na próxima quarta-feira (2), a Igreja em todo o mundo celebra a solenidade da Apresentação do Senhor. Esse dia, para o povo nordestino, é conhecido como a festa de Nossa Senhora das Candeias. É interessante observar o quanto o dia é celebrado pelo povo, desde a participação na liturgia oficial da Igreja até a prática de costumes que enriquecem a piedade mariana popular.
Liturgicamente, esta celebração faz memória ao dia em que o Menino Jesus, quarenta dias após seu nascimento, foi levado ao Templo de Jerusalém, por Maria e José, apresentado aos sacerdotes e consagrado a Deus, conforme pediam os preceitos da lei da época.
Na ocasião, um velho, de nome Simeão, entrou no Templo e, guiado pelo Espírito Santo, reconheceu que aquele menino se tratava do próprio Messias. E, tomando-o nos braços, em tom de emoção, o proclama “luz das nações”. Por esse motivo, o símbolo da luz tornou-se muito forte no dia 02 de fevereiro.
Infelizmente, este costume já vem se perdendo, mas antigamente, era comum na noite do dia 02, as pessoas acenderem lamparinas nas janelas de suas casas em alusão a Jesus Cristo que, naquele dia, era proclamado luz do mundo e também à sua Mãe, a Virgem das Candeias.
Aliás, este símbolo luminoso acompanha o cristão por toda a vida. O Cristo-Luz conduz este itinerário. No Batizado, na 1ª Eucaristia e na Crisma sempre portamos uma vela. No Sábado Santo, para renovar as promessas batismais, também acendemos velas.
E, por fim, na última agonia, é comum se colocar uma vela entre as mãos do cristão, para que a luz da fé ilumine os últimos passos do seu caminho rumo à eternidade. O símbolo da luz é por si só eloquente, enriquecedor e consolador, pois nos lembra o Cristo.
Nesse mesmo impulso de fé, uma multidão de romeiros se reúne em Juazeiro do Norte para festejar Nossa Senhora das Candeias, relembrando Maria, iluminada e iluminadora, e que se torna um luminoso testemunho para o povo cristão. E, tal como o velho Simeão, que enalteceu a luz de Jesus, o povo romeiro canta a mesma expressão em outros termos: “Bendita e louvada seja a Luz que mais alumeia”!
Isso mostra quão diversas são as manifestações de fé do povo simples ao celebrar a Apresentação do Senhor. E para tornar o dia ainda mais especial, em 1997, São João Paulo II instituiu, neste dia, o Dia Mundial da Vida Consagrada. Celebra-se a consagração de Cristo, a consagração de Maria e a consagração de todos aqueles que, seguindo a Jesus, servem ao Reino de Deus na vida religiosa.
Em nossa diocese, o dia é celebrado com a renovação dos votos das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Uma congregação que tanto bem faz à Igreja a partir do carisma de amor, evangelização e reparação.
Bendito seja esse santo e luminoso dia! Que Jesus e Maria nos iluminem com as luzes do céu, para que possamos ser luzeiros de esperança em um mundo tão ofuscado por tantas luzes, mas tão inundado em trevas existenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *