O Comunismo
Muito tem se falado ultimamente em comunismo, mas estão divulgando pejorativamente de maneira errônea. As pessoas deturpam o significado e desrespeitam quem é comunista. Pois faço questão de dizer que sou comunista e defendo o socialismo e o comunismo.
O comunismo tem a sua fundamentação nas teorias do Estado dos sofistas gregos e na obra “A República” de Platão. Seu objetivo é restabelecer o que se chama “estado natural”, em que todas as pessoas teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada. Comunismo tem origem no latim comunis, que significa comum.
Vamos compreender a diferença entre socialismo e comunismo. O socialismo é definido como o sistema econômico que procura alcançar a igualdade entre os membros da sociedade, mantendo os bens de produção como bens coletivos.
Já o comunismo é o sistema econômico e político que defende uma sociedade sem classes. Nele, os meios de produção e outros bens pertencem ao governo e a produção é dividida igualmente entre todos. Ou seja, tudo é comum a todos. Como não existe a propriedade privada, tudo será público, todos têm direito igualmente à educação, à saúde, à segurança, à alimentação, ao transporte coletivo, etc, administrado pelo governo.
No socialismo a política pode existir com diferentes sistemas políticos, mas a maioria dos socialistas defende a democracia participativa. Já a sociedade comunista é apátrida, pois toda a classe trabalhadora seria unida por um ideal maior que o da pátria. No socialismo cada um contribui de acordo com suas habilidades e recebe de acordo com sua colaboração. No comunismo cada um coopera de acordo com suas habilidades e recebe de acordo com suas necessidades.
O comunismo moderno se exprime primeiro como uma doutrina através do marxismo, depois no marxismo-leninismo e, em parte, também no maoismo, (Mao Tse-tung, 1893-1976, primeiro presidente da República Popular da China).
O comunismo tem origem no “Manifesto Comunista”, com um panfleto de Karl Marx e Friedrich Engels apresentado em 1848. Nele, está exposta a teoria sobre a luta entre as classes econômicas, que terminaria com uma derrubada da sociedade capitalista, do mesmo modo que a sociedade feudal foi eliminada durante a Revolução Francesa.
Após a revolução comunista, os trabalhadores tomariam o controle dos meios de produção. Com o tempo, o governo iria desaparecer, à medida que os trabalhadores construiriam uma sociedade sem classes e uma economia baseada na propriedade comum.
Essa ideologia revolucionária de Marx inspirou movimentos sociais do século XIX e XX como a Comuna de Paris e a Revolução Russa em 1917, que derrubou o czar russo e estabeleceu a União Soviética, que apesar de ser governada pelo Partido Comunista não conseguiu uma sociedade sem classe. Isto é, este país nunca foi comunista. Aliás, segundo Friedrich Engels só existiu comunismo na idade primitiva, quando a população caçava, pescava e coletava.
Prof. Salmito Campos (jornalista e radialista).