Dom Vasconcelos participa do Programa Vida e Missão com Pe. Assis Neto
(Thais Helena – Redação Correio da Semana)
O Programa Vida e Missão apresentado por Pe. Assis Neto na Rádio Educadora FM 107,5 teve a alegria de receber na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, Dom Vasconcelos para uma entrevista especial.
Durante a entrevista, Pe. Assis relembrou que recentemente Dom Vasconcelos esteve em Roma para a visita Ad Limina Apostolorum e perguntou ao Senhor Bispo o que provavelmente todos os diocesanos queriam saber, que é como foi esta experiência. O Pastor Diocesano explicou um pouco sobre o que significa essa visita, como ocorre e qual o objetivo. Enfatizou: “Com exceção do Arcebispo Dom José Antonio, todos os outros bispos e eu realizaram a primeira visita. A última ocorreu há 13 anos, pois em virtude da renúncia do Papa Bento XVI não foi possível que acontecesse. A igreja é una, uma só fé em Deus, e ela se manifesta principalmente na liturgia. O que celebramos na missa aqui, também se celebra no Brasil, na Índia e no mundo inteiro. Estamos em comunhão celebrando a mesma palavra, a palavra de Deus será proclamada sob o telhados, de forma que esse é o sinal que a igreja é una, santa, embora sejamos pecadores, a igreja é o povo de Deus e o mistério salvífico de Cristo”.
Em um bate papo bastante catequético Dom Vasconcelos falou sobre a importância da Igreja Católica, os apóstolos, conversão de São Paulo e como os apóstolos acolheram a Paulo e Barnabé, que é onde origina-se a Visita Ad Limina Apostolorum, pois os bispos são chamados de 5 em 5 anos para fazerem uma visita aos pés dos apóstolos, eles vão neste espírito de colegialidade e comunhão com o Santo Padre que é o sucessor de Pedro, que foi o primeiro Papa. Disse o Senhor Bispo: “Nós fazemos um relatório de toda a pastoral da igreja, de tudo o que estamos realizando na Diocese de Sobral, tudo foi registrado e enviado. Primeiro saímos em peregrinação, e a primeira celebração foi muito emocionante, foi no túmulo de São Pedro, na cripta, onde está sepultado São Pedro e nós entregamos as orações de todos os nossos diocesanos e pedimos forças para continuar essa missão. Eu presidi a Santa Missa na Igreja de Santa Maria Maior que é a primeira igreja dedicada a Maria, e assim participamos todos juntos. Nós tínhamos uma jornada intensa, levantávamos às 5h da manhã para as atividades. Também visitamos os Dicastérios, que são secretarias da Santa Sé, onde existem os prefeitos”.
Dando continuidade a entrevista Dom Vasconcelos relatou um pouco como foi a programação durante as visitas e como foi estar com o Santo Padre, frente a frente e especialmente na data do seu aniversário natalício, dia 12 de maio. “O Santo Padre nos atendeu muito bem, não apresentava dores e nem angústia, estava muito feliz. Ele pediu que nos apresentássemos, dissesse o nosso nome, a Diocese e o Estado. Se colocou a nosso serviço para tudo, perguntas, críticas, ajudas e orientações. Foram feitas diversas perguntas. Ele trouxe espumante, champagne e bolinhos para comemorar meu aniversário e de Dom Jose Antonio que faria aniversário no dia seguinte, 13 de maio.” Disse o Senhor Bispo. O Santo Padre mandou uma benção toda especial para a Diocese de Sobral, e como sempre, pediu para que todos rezassem por ele.
Com o retorno as atividades, Dom Vasconcelos ressaltou que os bispos voltaram fortalecidos deste encontro, além da fraternidade por todos esses dias de convivência. Quando finalizaram a visita, os Bispos do Regional NE2 chegaram no Pio Brasileiro para iniciar a mesma missão e Dom Vasconcelos sentiu-se muito feliz por estar entre eles, pois é o regional de onde ele veio. Encontrou Dom Fernando Saburido, seu antecessor na Diocese de Sobral que mandou um grande abraço para esta amada igreja particular.