Clube da Leitura da UVA realiza debate com participação da Delegacia da Mulher
Prof. Helena Mara explana opiniões ao lado de representantes da Delegacia da Mulher
Por Fátima Moura
Com a participação de novos integrantes e convidados especiais, o Clube da Leitura, do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA, no último dia 30 de março, a partir das 5h30min, no campus Betânia, realizou mais um encontro. Desta vez, em alusão ao mês dedicado à mulher, foi debatido o livro de autoria de Maria da Penha ”Sobrevivi, posso Contar”, oportunidade, em que se fizeram presentes (homens e mulheres) de diversos setores da UVA e representantes de outras instituições que atuam em defesa dos direitos da mulher, em especial, a titular da Delegacia de Defesa da Mulher(DDM Sobral)Adriana Melo Soares Savi e a inspetora da mesma delegacia Kalynne Águeda Albuquerque Vasconcelos.
A diretora do Sistema de Bibliotecas da UVA, Claudineide Teles destacou que a sugestão da professora Helena Mara Oliveira Lima do curso de Ciências Contábeis da UVA, recém -ingressa no Clube, foi bem pertinente para o mês de março, já que as manifestações em homenagem a mulher se iniciam dia 8 (Dia Internacional da Mulher) e se estendem até fim do mês. A obra é o relato da própria vítima de violência doméstica que culminou com uma tentativa de homicídio, crime perpetrado por seu marido. Passados mais de 20 anos, após o trágico fato, graças a luta incansável desta vítima e a atenção de organizações nacionais e internacionais especializadas, foi instituída a Lei Nº 11.340 de 7 de agosto de 2006.
A obra debatida no espaço superior da Biblioteca Central, campus Betânia deu vazão a um rico debate sobre diversos temas paralelos: conservadorismo, machismo, impunidade, morosidade da lei, discriminação entre outros.