Paróquia de Santana do Acaraú celebra a chegada do seu 19º pároco, Pe. Junior Melo

0
Matewria Santana (1)

A numerosa porção do povo de Deus da Paróquia dedicada a avó de Jesus, Senhora Sant’Ana em Santana do Acaraú, acolheu com bastante alegria seu 19º pároco, Pe. Francisco Júnior Melo, na tarde do último sábado, 23 de dezembro.

Diversas expressões pastorais, capelas, comunidades, seminaristas, religiosas, ex paroquianos e todo o povo de Deus estiveram presentes para participar da Missa com Rito de Posse Canônica presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral. Estiveram concelebrando: Monsenhor Nonato Timbó, vigário da região episcopal Vale do Acaraú e chanceler da Cúria Diocesana; Pe. Ronaldo Marques, vigário paroquial e administrador da Área Pastoral de São Francisco de Assis em Parapuí; Pe. Jesuíno, pároco da Paróquia de São João Batista em Pacujá; Pe. Tomé da Silva, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Cruz e Pe. Eudes Cruz, reitor do Seminário de Teologia.
A celebração foi precedida pela leitura da provisão canônica por Monsenhor Nonato, chanceler, e em seguida, foi entregue ao novo pároco. Na aclamação do evangelho o sacerdote recebeu das mãos do bispo o evangeliário e proclamou o evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Em homilia, Dom Vasconcelos ressaltou que muitas vezes nos esquecemos de Deus, que ele é o protagonista da história. “Nós somos os protagonistas de nossa missão, mas devemos nos lembrar que somos somente missionários e vivemos em união. É necessário que todos nós caminhemos juntos! Tenham um só objetivo, tornar Jesus conhecido, amado e seguido. Sejamos caridosos com os mais necessitados e se amem, pois para chegar a esse ponto, um grande caminho é necessário percorrer. Que essa paróquia caminhe na fé, esperança e caridade. Rogamos para que essa palavra viva em vossos corações”, disse.
Após a homilia, o rito deu continuidade com a entrega dos símbolos. A chave da igreja, a chave do sacrário, estola roxa e o símbolo do batismo. Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial dirigiu uma mensagem de acolhida ao Pe. Júnior, onde o acolheram com muita fraternidade e disseram que estariam caminhando juntos durante toda a missão. Um representante da Paróquia do Cristo Ressuscitado, Jardele Carcará, manifestou palavras de gratidão pelo pastoreio de cinco anos e meio de Pe. Júnior.
Nos agradecimentos, Pe. Júnior manifestou a alegria de assumir esta nova missão. “Saudade pelo que fiz e alegria pelo que vem. É o espírito que nos conduz, e eu vos digo o mesmo que São João Paulo II: “Não tenhais medo, abram as portas da casa de vocês para Jesus”, trarei Jesus e sua palavra através do meu ministério. Se deixem amar, se deixem apascentar, ser tocados pelo mistério de Deus porque foi para isso que eu vim aqui. Sou pastor, pai espiritual, mas com vocês sou cristão, com virtudes e defeitos, mas com desejo profundo de servir, de dar o melhor de mim como tenho dado até hoje”, disse.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *