1ª Romaria do Servo de Deus Monsenhor Joaquim Arnóbio acontece em Sobral

0
romaria sobral (10)

Na tarde desta quarta-feira, 20 de novembro, aconteceu a 1ª edição da Romaria do Servo de Deus Monsenhor Joaquim Arnóbio na Capela do Menino Deus em Sobral, com o tema: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para levar boas-novas aos pobres”. (Lc 4, 18)
A realização da romaria nesta data, marca os 86 anos de Ordenação Presbiteral do sacerdote. O tema escolhido, inspirado no Evangelho de Lucas (Lc 4,18), destacou a missão de levar esperança e cuidado aos mais necessitados, uma característica marcante na vida e no ministério de Monsenhor Arnóbio. Leigos reparadores e romeiros das cidades de Coreaú, Massapê, Jijoca de Jericoacoara, Miraima (Diocese de Itapipoca), Pacujá, Cruz, Cariré, Guaraciaba do Norte (Diocese de Tianguá) e Sobral marcaram presença.
Os presentes visitaram o sarcófago do servo de Deus situado na nave esquerda da capela e realizaram preces oracionais. Os fiéis tiveram ainda a oportunidade de visitar um espaço dedicado à memória de Monsenhor Arnóbio, onde foram expostos objetos pessoais e registros históricos.
A Sra. Claudiana Rodrigues, radialista da Rádio Educadora FM 107.5 apresentou seu testemunho e uma graça alcançada por intercessão do servo de Deus. “No começo do ano meu pai foi diagnosticado com câncer de próstata. Já marcada a cirurgia faltando apenas dois dias, meu irmão com 36 anos de idade infartou. Mesmo assim, meu pai realizou a cirurgia. Através de uma ouvinte, conheci a devoção ao Monsenhor Arnóbio, e comecei a pedir sua intercessão pela cura do meu pai e do meu irmão. Após 6 meses de cirurgia os exames constataram que está tudo normal, e ambos estão curados”, ressaltou com alegria.
O professor José Luís Lira, vice-postulador da causa de beatificação e diretor do Museu Dom José, proferiu uma breve explanação sobre a vida e memória de Monsenhor Arnóbio.
Dom Vasconcelos presidiu a Santa Missa acompanhado dos padres: Berg, pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral; Denilson de Sousa, reitor do Seminário Maior de Filosofia São João Paulo II; Edinardo Gomes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio; Eufrázio Filho, capelão da Capela do Menino Deus e Marcos Uchôa, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
Em homilia, o bispo diocesano ressaltou que amar é estar unido a Deus. “Em que consiste ser reparador? Em unir-se ao Coração de Jesus. Onde está o amor, está Deus. Porque o amor é o remédio que cura todas as feridas. Quem ama, repara! Que a síntese teológica e a espiritualidade do servo de Deus Monsenhor Arnóbio, nos faça crescer no amor, para que sejamos únicos e estar com Deus que é amor”, disse.
A madre geral, Irmã Maria de Jesus, ressaltou que há uma semana iniciaram este itinerário espiritual em preparação para a romaria. “É com imensa alegria que acolho e agradeço a presença de todos vocês para esse encontro da causa e beatificação do servo de Deus Monsenhor Arnóbio. Desta forma, fomos chamados a evangelização com o servo de Deus Joaquim Arnóbio. Culminamos hoje com a primeira romaria, mas a divulgação da postulação deve continuar. Aqui estamos e ficamos felizes por sermos testemunhas oculares desse acontecimento”, disse.
Essa primeira romaria marcou o início de um movimento de maior visibilidade e veneração ao Servo de Deus, alimentando a esperança de que seu processo de beatificação avance nos próximos anos.

Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *