Multidão se despede de Papa Francisco, em Roma

Desde o anúncio da morte do Santo Padre, o Papa Francisco, ocorrido na última segunda-feira, 21, o mundo inteiro voltou seus olhos para Roma em sinal de luto, oração e gratidão.
Fiéis, líderes religiosos, chefes de Estado e pessoas de diversas crenças se reuniram no velório na Basílica de São Pedro para prestar suas últimas homenagens ao Pontífice que marcou profundamente a história da Igreja com seu testemunho de humildade, compaixão e cuidado com os mais pobres e com a criação.
Milhares de peregrinos enfrentam longas filas para se despedirem em silêncio e oração. Bandeiras de vários países, faixas com mensagens de carinho e lágrimas emocionadas compõem o cenário de um adeus marcado pela reverência e pelo amor ao Papa que tocou corações com sua simplicidade e firmeza.
Padre João Paulo Aguiar, estudante do Colégio Pio Brasileiro, situado em Roma, esteve presente na Praça São Pedro para a Missa de Exéquias do Papa Francisco. O presbítero ressaltou sua emoção ao participar deste momento em unidade com toda a igreja no mundo inteiro.
“É um momento de despedida, saudade, mas também de agradecimento pelo bem que o Papa Francisco fez a igreja e continuará fazendo com o seu testemunho que perdura”, disse.
Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta da história da Igreja. Seu pontificado foi marcado por gestos de misericórdia, defesa dos marginalizados, reformas pastorais e um diálogo aberto com o mundo contemporâneo.
A Igreja agora entra em período de Sé Vacante, enquanto os cardeais se preparam para o conclave que elegerá o novo sucessor de Pedro.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana



