Papa Leão destaca perfil do verdadeiro Pastor no Jubileu dos Bispos: homem de fé, comunhão e coração acolhedor

0
foto 1

Em comemoração ao Ano Santo da Esperança, mais de 400 bispos do mundo inteiro participaram na manhã desta quarta-feira (25), do Jubileu dos Bispos em Roma. Destes, 30 bispos são do Brasil, entre eles Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral e vice-presidente do Regional NE 1.
O grupo se uniu para um dia de oração, peregrinação e comunhão com o Papa Leão XIV. De acordo com a CNBB, os prelados reuniram-se no Braccio di Costantino para dar início às celebrações do Ano Santo. Ali, receberam os paramentos litúrgicos característicos da ocasião: estola, casula e mitra.
Após esse momento de preparação, iniciou-se a peregrinação em direção à Porta Santa da Basílica de São Pedro, símbolo da graça e do perdão jubilar. A celebração da missa no Altar da Cátedra, foi presidida pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito emérito do Dicastério para os Bispos. Após a Eucaristia, os bispos se reuniram para ouvir a catequese do Papa ainda na Basílica.
Durante seu discurso no Jubileu dos Bispos, o Papa falou sobre o que se espera de um verdadeiro Pastor. Ele destacou que o bispo deve ser, antes de tudo, um homem de fé profunda, que promova a unidade, alimente a esperança e viva com intensidade as virtudes teologais e a caridade pastoral.
O Santo Padre também recordou que esse testemunho deve ser marcado por prudência no cuidado com o rebanho, simplicidade de vida, fidelidade ao celibato e maturidade nas virtudes humanas. E fez um apelo tocante: que os bispos sejam homens de comunhão, capazes de ajudar suas comunidades com um coração generoso e uma casa sempre aberta para acolher a todos.

Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *