De Olho na Língua
O aluno distratou o professor em sala de aula
É preciso muito cuidado com as palavras homônimas. A frase em epígrafe apresenta um deslize gramatical. A frase correta é “O aluno destratou o professor em sala de aula”.
Destratar significa ofender, insultar, tratar mal. Distratar significa desfazer um trato, um pacto, um acordo ou um contrato. Exs.: O funcionário foi demitido após destratar seu colega na frente de todos; A empresa decidiu distratar o contrato da prestação de serviço após a negociação não ter chegado a um acordo.
Macela X Marcela
Macela é sinônimo de camomila, que o povo pronuncia comumente “Marcela”, que é nome de mulher.
Marcela (Origem e significado do nome)
O nome Marcela tem origem latina e significa: pequena guerreira, jovem guerreira ou dedicada à Marte, o deus romano da guerra. O nome carrega conotações de força, coragem, determinação e vitalidade, remetendo a uma pessoa combativa e determinada.
“Os seus contos eram “ilariantes” ou “Os seus contos eram hilariantes”?
A segunda. Escrever “ilariantes” seria hilariante se não fosse trágico. Para quem não se lembra, hilariante significa engraçado, que produz alegria no povo. No Português contemporâneo estão usando o tempo “Hilário” (que causa riso, gracejo) e pode significar também em burlesco, ridículo. Hilário também é nome próprio. Os bons manuais de Redação só recomendam hilariante (com h).
Proprietário = Dono?
Embora muitos usem como sinônimos, os termos têm significados diferentes. Vejamos: Proprietário – é a pessoa que tem a propriedade de bens imóveis, veículos, etc. oficialmente, com documentos oficiais. Já dono é a pessoa que possui bens imóveis, veículos, etc. Porém, não tem documentos registrados em cartório. É dono, mas não é proprietário.
A empregada queimou a tauba de passar roupa
Também pudera! Até o ferro ficou com raiva. A palavra tauba não existe na Língua Portuguesa. É um vício de linguagem. O vocábulo correto é tábua. A frase corrigida: A empregada queimou a tábua de passar roupa.
Adentrar X Entrar
Há muitos anos o jornal paulista A Gazeta Esportiva tinha um cronista chamado Olimpicus. Ele usava muito a expressão “Os dois times já adentraram o gramado” Era esquisito, mas estava correto. O verbo adentrar é transitivo direto. Hoje a expressão está em desuso, mas de vez em quando ainda aparece um locutor esportivo que a utiliza. Questão de gosto. No Português contemporâneo usamos o verbo entrar: Os dois times entraram no gramado.
OBS.: Há uma sutil diferença entre os dois termos: Adentrar dá um sentido de “forçar”, usar de violência. Ex.: O policial adentrou o preso na cela.
“Remédio contra” ou “Remédio para”?
Usa-se “remédio contra” quando o remédio é para combater uma doença, uma enfermidade. Ex.: remédio contra a Aids; remédio contra o câncer. Já o “remédio para” é aquele que ajuda a função de um órgão. Ex.: remédio para o estômago; remédio para o coração; remédio para dor de barriga; remédio para dor de cabeça.
Cela ou sela?
Ambas existem, porém com significados diferentes. Cela = quarto, compartimento, sala. Sela = arreio, principalmente usado em animais de montaria.
(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

