Santa Missa é celebrada para receber o Mês da Bíblia

Setembro é o mês em que a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia. Neste sentido, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dando continuidade ao ciclo do tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” propôs para o Mês da Bíblia o estudo da Primeira Carta de João, com destaque para o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).
O Bispo Dom Vasconcelos realizou no domingo (01) na Igreja Catedral da Sé, a Santa Missa de abertura a esse mês dedicado a reflexão, oração, leitura e a vivência da palavra de Deus.
Em suas palavras, o bispo diocesano falou sobre o significado do mês de agosto, setembro, outubro e suas missões, que a palavra de Deus ensina a viver e que todos precisam ouvi-la. “Muitas vezes cometemos um grande erro, vamos a igreja dominical para cumprir um preceito, mas esquecemos de ouvir a palavra. A leitura que nós fizemos hoje, na Igreja Catedral, essas mesmas estão sendo proclamadas no mundo inteiro”.
Ainda na Homilia Dom Vasconcelos explica que o ano Litúrgico é separado em 3 etapas. O ano A, ano B e ano c “Durante o ano A, a Igreja proclama a cada domingo leituras do Evangelho de São Mateus, no ano B, a Igreja proclama as leituras do Evangelho de São Marcos, e no ano C, que é o ano em que nós estamos vivenciando, a Igreja anuncia o Evangelho de São Lucas.
“Duas qualidades do comportamento cristã, primeiro é a humildade e o segundo é a gratuidade. Vamos refletir um pouco, a gratuidade com a generosidade. Vamos refletir um pouco sobre isso” disse Dom Vasconcelos.
Celebração pelo mundo
No vaticano, Papa Francisco explicou a diferença entre a Bíblia e os livros de História, embora ambos contenha palavras e histórias humanas, a palavra da Bíblia são tomadas do Espírito Santo, que dá uma força muito grande, uma força diferente que ajuda para que essa palavra seja uma semente de santidade, semente da vida.



