Campanha Eleitor do Futuro mira em consciência política dos estudantes de Sobral

0

A Execução do projeto começou no dia 1 de outubro, com data prevista para conclusão no mês de dezembro de 2019.

A campanha Eleitor do Futuro atende alunos de 16 a 17 anos, entre escolas estaduais, com o objetivo de fortalecer o protagonismo dos adolescentes. A campanha é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC).
O articulador do Selo UNICEF, Emídio Silva, destaca que a campanha se realiza a cada dois anos, sempre, no período que não haja eleição. Segundo ele, a campanha também visa chamar atenção para a importância da participação dos adolescentes nas decisões políticas. Em Sobral, o projeto é coordenado por um grupo de Trabalho Intersetorial, com participação do TER local, CREDE 6, Conselho Tutelar, Escolas Estaduais e algumas Secretarias.
Através da campanha, o adolescente é convidado para fazer o título de eleitor, com o acompanhamento dos articuladores e representantes da escola. Nesse ano, o projeto começou a ser executado no dia 1 de outubro, com data de conclusão prevista para o mês de dezembro de 2019.
O apoiador da campanha, Jardel Monção, afirma o número de 6 escolas atendidas, mas declara que a meta é de 12 escolas até o final desse ano. “Nós olhamos a lista das escolas, já com o endereço, então eles não precisam nem trazerem os comprovantes de endereço que, a escola tem a responsabilidade de enviar os documentos”, declara.
O projeto é apresentado aos alunos através dos professores, em sala de aula. Caso aceitem, o responsável pelo aluno precisa assinar um termo.
A participação dos adolescentes não é obrigatória, porém, para a estudante, Maria Sousa, 17 anos, aluna da Escola Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, a iniciativa é importante para a valorização do direito de votar. “Eu mesma conheço pessoas que têm 18 anos, mas devido a correria do dia elas não têm ainda o título de eleitor. Então essa oportunidade é realmente muito boa” disse a aluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *