Procedimento cardíaco inédito e minimamente invasivo é realizado no Hospital do Coração de Sobral
O novo procedimento trará benefícios para pacientes de alto risco, intermediário e até aqueles considerados inoperáveis.
O Hospital do Coração, unidade de saúde do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), realizou nesta quinta-feira (21/11), um procedimento cardíaco inédito no interior do Ceará. Trata-se de um implante por Cateter de Bioprótese Aórtica – conhecido por TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation). O objetivo desta técnica é beneficiar os pacientes de elevado risco cirúrgico a terem uma recuperação mais rápida e efetiva, em relação a cirurgia convencional, com um procedimento minimamente invasivo.
O procedimento permite a correção de uma redução no diâmetro da válvula aórtica e é destinada aos pacientes idosos com elevado risco cirúrgico, por ser menos invasiva e se associar a menor morbidade em comparação à cirurgia cardíaca. Antes do procedimento, os médicos convidados realizaram uma explanação sobre o procedimento e sobre o caso da paciente.
Neste primeiro procedimento, a paciente era uma idosa de 77 anos, natural do município de Cruz, no interior do Ceará. Participaram da cirurgia, o diretor técnico do Hospital do Coração, Dr. David Carneiro Neto; os hemodinamicistas convidados, Dr. Breno Falcão e Dr. José Maria; além de um anestesista, enfermeiros e técnicos.
“Estamos trazendo tecnologia e o que há de mais atual no mundo no tratamento das doenças cardíacas. É importante frisarmos que em breve estaremos realizando este tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde, trazendo assim um grande benefício para os pacientes de alto risco, intermediário e até aqueles considerados inoperáveis da nossa Região”, explicou o diretor técnico do Hospital do Coração, Dr. David Carneiro Neto.