“A 13 de maio na Cova da Iria…”
Nesta semana, se comemora mais um aniversário das aparições da Virgem Maria em Fátima, Portugal. Mais uma vez, Deus se coloca ao lado dos pequenos e humildes, e sua Mãe aparece a três humildes pastorinhos, no dia 13 de maio de 1917. Estava no auge da Primeira Guerra Mundial, tempo difícil para todo o continente europeu, e um sinal do céu reacendeu a esperança da humanidade.
De fato, as aparições de Nossa Senhora, em Fátima, marcaram o século XX, e foram consideradas uma das mais proféticas aparições. No meio de tantos acontecimentos de trevas, mortes e conflitos, a Virgem aparecera luminosa anunciando ao mundo, por meio daquelas três crianças, meios de paz e salvação.
Deus não desiste de advertir e salvar a humanidade. E mesmo em nossos tempos, a mensagem da Virgem de Fátima continua atual. De um lado, o progresso material e o avanço da técnica. De outro, a decadência moral dos costumes e o crescimento de mazelas sociais de grandes proporções.
Como Mãe solícita e afetuosa, a Virgem Maria desce dos Céus e visita seus filhos. É o consolo da mãe, que caminha conosco. Num dia de sol luminoso, a Virgem aparece, serena, a Lúcia, Francisco e Jacinta. E da azinheira, Maria falou aos três e ao mundo inteiro dos riscos de seguir as vias do pecado. Precisamos voltar a Deus!
Essa é a maior necessidade de toda a humanidade: perceber que é impossível construir uma sociedade sem Deus. Por isso, a mensagem de Fátima atualiza a própria Escritura nas palavras de Jesus: “convertei-vos e crede no Evangelho”(Mc 1,15). Sem Deus perdem-se os rumos e o sentido da vida, sendo necessária a conversão.
A recitação do Rosário e o apelo à penitência são caminhos para essa conversão, apresentados em Fátima. É o caminho para vencer as guerras e tantos males do mundo de hoje. Neste cenário, as aparições ajudaram a revigorar a Igreja perseguida, dando-lhe “uma forte erupção do sobrenatural em um momento difícil”, disse o Monsenhor Carlos Azevedo, que compilou a documentação sobre Fátima.
Por isso, da Cova da Iria ressoou essa mensagem de paz para o mundo, mostrando que nunca é tarde para regressarmos a Deus e mudar os rumos de nossa caminhada cristã. Que o fenômeno de Fátima reacenda a nossa devoção e o nosso amor pela Virgem Maria, como um caminho seguro para chegarmos a Jesus. Aproveitamos para felicitar todas as mães, na véspera de seu dia! Que a Virgem Maria seja modelo para todas as mães, em suas dores e alegrias.