A palavra democracia é formada por dois vocábulos gregos, que, juntos, implicam uma concepção singular de relações entre governados e governantes: “demos” significa povo ou muitos, enquanto “kracia” quer dizer governo ou autoridade; assim, uma contraposição à prática política adotada até então, ou seja, o governo de um sobre todos (monarquia) ou de poucos sobre muitos (oligarquia). (nupps.usp.br).
A democracia surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente em 510 a.C., nas cidades-estados de Atenas. O político grego Clístenes, o “pai da democracia ateniense” foi o responsável por liderar a primeira experiência democrática da Antiguidade Clássica em uma rebelião que derrubou o então tirano.
Clístenes implantou reformas políticas em Atenas com o objetivo de estabelecer a democracia na cidade. A democracia ateniense foi aprimorada por outro importante legislador: Péricles. Só eram considerados cidadãos atenienses os homens, filhos de pais atenienses e maiores de 18 anos.
As principais reformas foram: estabelecimento de direitos políticos para os cidadãos atenienses; participação direta dos cidadãos nos assuntos políticos e econômicos de Atenas; estabelecimento da Assembleia como mecanismo de discussão, debate e decisão através do voto; instituição do ostracismo, que era a suspensão dos direitos políticos do cidadão ateniense quando ocorria um desrespeito à democracia ou ao funcionamento da cidade; estabelecimento da organização do poder legislativo: Bulé (Conselho dos 500) e a Eclésia (reunião de cidadãos atenienses do sexo masculino);
Os gregos se reuniam na Ágora, praça principal das antigas cidades gregas, local em que se instalava o mercado e que muitas vezes servia para a realização das assembleias do povo, formando um recinto decorado com pórticos, estátuas, etc. Era também um Centro Religioso.
A Inglaterra é a nação que possui a democracia mais antiga do mundo, seguida dos Estados Unidos da América e, por último, a França. No Brasil ela surgiu no governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1934 e 1937. Em 1945, houve uma retomada do processo democrático, que durou até 1964. A partir de então, os militares deram um golpe instituindo a Ditadura Militar que vigorou até 1985.
Dentre as democracias destacamos a representativa. Significa que o povo delega o seu poder de decisão política a outras pessoas, geralmente por meio do voto, elegendo vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e presidente da república. Os princípios desse modelo são: sufrágio universal, observância constitucional, igualdade de todos perante a lei e mandatos eletivos com temporalidade definida.
Temos também a democracia direta que é quando todo e qualquer cidadão pode participar ativamente da tomada de decisão. A população decide diretamente sobre o que é de interesse público do município, ou seja, a população não delega o seu poder de decisão como acontece na democracia representativa.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *