A Palavra de Deus na vida da Igreja

0

No mês de setembro, a Igreja no Brasil celebra o mês da bíblia. Nesse período, aprofundamos e refletimos, em nossas comunidades, o valor fundamental e a centralidade da Palavra de Deus na vida cristã. Ela é a verdade e sua lei é a caridade. Nela, está contida toda a relação amorosa de Deus com o seu povo. Através dela, chegou até nós a Revelação de um Deus que se autocomunicou com o seu povo.
Da mais genuína experiência de fé do povo de Deus, nasce a bíblia. Não nasce de proposições intelectuais ou de buscas conceituais, mas brota daquilo que o povo experimentou de um Deus que se fez irmão, que se mostrou como um ser de relação, atento aos clamores de seu povo. Um Deus que entrou na história humana, delineando os meandros daquilo que hoje conhecemos como “história da salvação”.
É nesse sentido que comumente se canta em nossas celebrações: “a bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo!”. Faz parte dos desígnios do próprio Deus que sua mensagem de salvação e de libertação seja semeada no meio do povo. Por ser uma ação de Deus na vida da humanidade, precisamos, cada vez mais, valorizar a Palavra, ouvir a Palavra, rezar a Palavra e proclamá-la com nossa voz e nossas mãos. As reformas trazidas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) permitiram uma redescoberta da centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja. Colocou-se no coração da atividade eclesial a unidade íntima entre Palavra e Eucaristia. Acentuou-se a celebração do Mistério Pascal de Cristo a partir da Liturgia da Palavra e da Liturgia Eucarística. Ambas complementando-se e revelando-nos o mesmo Jesus, Pão da Palavra e Pão da Eucaristia.
Em termos de ação pastoral, a Igreja do Brasil tem como destaque o acesso do povo à Palavra de Deus. Essa é uma das tantas heranças que nos legaram as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e a difusão dos Círculos Bíblicos. A centralidade da Palavra de Deus é uma característica muito importante das CEBs, cuja espiritualidade é imbuída da sabedoria dos simples, da fé e da cultura populares, onde o povo faz uma reflexão pública da Palavra, unindo as recordações da vida cotidiana à meditação das Sagradas Escrituras.
É a Palavra de Deus que passa semeando a vida do nosso povo, ajudando-lhes a reconhecer os sinais dos tempos, que o Espírito Santo lhes segue indicando. Nesta Palavra, que é Palavra de vida, está a sabedoria divina, revelada em palavras humanas. Daí a importância de resgatar os Círculos Bíblicos em nossas comunidades e promover momentos de animação bíblico-catequética, como nos propõem as diretrizes pastorais da Igreja.
Neste mês da bíblia, cada batizado, cada pessoa de boa vontade, que busca a verdade, é convidado a refletir, meditar e rezar a Palavra de Deus. É a partir dessa familiaridade que os corações são transformados. Aprende-se a conhecer os desígnios de Deus, em sua Revelação, acolhendo sua ação divina no livro da bíblia e também no livro da vida de cada dia, nos acontecimentos, na história da humanidade e na nossa história pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *