A privatização dos Correios foi um dos assuntos em pauta na sessão da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Sobral realizou na tarde dessa terça-feira (29) uma sessão ordinária. Entre os temas debatidos entrou em pauta o atual cenário dos Correios. A sessão contou com 15 vereadores, trabalhadores dos Correios, e foi aberta ao público. O Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Ceará (SINTECT-CE) está percorrendo as Câmaras Municipais das demais cidades do estado com o objetivo de mostrar a importância dos serviços prestados à população brasileira e os pontos negativos de uma possível privatização. A equipe não representa a direção da empresa, mas sim os trabalhadores.
A coordenadora geral do SINTECT-CE, Maria de Lourdes Félix, destaca que apesar da atuação de outras empresas no trabalho de entregas, os Correios faz a diferença porque “Oferece a melhor tarifa, é a quinta empresa de Correios de maior credibilidade no mundo. Apesar dos correios ser uma empresa pública, ela não recebe um centavo do Governo Federal para ejetar nos Correios” afirma a coordenadora, alegando que as despesas dos Correios são pagas pela própria empresa.
“Municípios onde não tem nenhum banco, são os Correios que são responsáveis de pagar o INSS, de fazer o pagamento de água e de luz. Mas o atual governo já cortou o convênio dos Correios com o Banco do Brasil e, vai desligar totalmente esse contrato tão importante para a população brasileira”, declara.
“Estão vendendo os Correios dizendo que ele dá prejuízo, isso não é verdade, é falácia e mentira, porque o Correio dá lucro” e questionou “Os livros das escolas públicas são todas entregues pelos Correios. E qual é a empresa que vai entregar livros lá no interior do Ceará em uma agência que não dá lucro? O Correio vai, porque ele tem a obrigação social garantido pela Constituição Federal”, afirma.
Maria de Lourdes encerrou sua fala com um pedido para que “A Câmara Municipal de Sobral pudesse aprovar uma moção de repúdio a privatização dos Correios e encaminhasse para o congresso nacional, para o Senado, para o Presidente da República, para o Prefeito da nossa cidade, para o Governador do Estado do Ceará. É responsabilidade de todos nós mantermos os Correios público e de qualidade” apela a coordenadora.
ERRATA
Informamos que erramos na publicação feita pelo Correio da Semana, referente a uma matéria publicada na edição do dia 19 a 26 de outubro, pág.8. Ao invés de destacar o trabalho feito pela Secretaria da Infraestrutura, destacamos a Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos. Lamentamos o ocorrido e ressaltamos o compromisso desse veículo de comunicação com as notícias verdadeiras.



