A turma que vem imprimindo possibilidades para a juventude da comunidade

0
WhatsApp Image 2019-11-21 at 23.30.58

O projeto Vila TN Futsal promove ações que vai além de treinos e participações em torneios esportivos.

O projeto social e esportivo Vila TN Futsal, carrega no nome uma alusão aos bairros Vila União e Terrenos Novos, ambos localizados na periferia de Sobral. Abrangendo 130 pessoas, em sua maioria, crianças e jovens, o projeto promove ações que vai além de treinos e participações em torneios esportivos, ele também desperta a consciência em temas sociais que são debatidos em rodas de conversas.
“Além de a gente trabalhar o esporte, a gente trabalha a questão social e a questão da comunicação. As redes sociais é uma ferramenta muito importante na realidade em que estamos. Ela alcança onde nossas pernas não podem ir” disse o membro da organização, Jackson Soares, que afirma não enxergar o seu bairro de uma maneira positiva nas mídias e que, considera fundamental, a mensagem de cultura e paz dos projetos realizados pelos moradores, para rebater o conteúdo negativo sobre a periferia.
Miquéias Silva, de 16 anos, é atleta, treinador de uma das categorias de futsal e diretor de comunicação do Vila TN. Com todos esses títulos, fica perceptível a dedicação do jovem pelo movimento de transformar, não apenas sua vida, mas de outras dezenas de jovens acolhidos. ”O projeto acrescenta no meu desenvolvimento com as pessoas, depois que passei a participar eu ganhei bastante” avalia.
É possível acompanhar os passos do projeto através das redes sociais. Atualmente, os jovens se empenham na elaboração de vídeos contando um pouco da história dos participantes. É o caso de Ana Nara, 16 anos, ela treina na categoria feminina e atua como fotógrafa em categorias diferenciadas.
“Nós não estamos ali só para colocar os meninos para jogar, claro que também tem isso, mas nosso principal objetivo é trabalhar emoções para formarmos “meninos bons”, o futuro depende da gente, não é? Então temos que procurar sempre fazer o melhor para nossa população” disse. Ela acrescenta que os participantes fazem com que ela se sinta segura, gerando qualquer tipo de conversa e apoio “Posso dizer para todos que os melhores momentos que eu passo são com eles, sou muito respeitada por cada um” complementa.
Os pais também fortalecem esse movimento, seja acompanhando os filhos ou arrecadando dinheiro para financiar o que o projeto precisa para continuar funcionando. A comunidade também conta com o apoio da célula de comunicação colaborativa, criativa e cidadã da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção e de Violências (UGPPV), vinculada a Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, que fortalece os projetos existentes na comunidade.
De acordo com a gerente da célula, Thamila Santos, a comunicação da UGPPV mediou, através de oficinas com os jovens, a construção da identidade visual do grupo, a criação da logo e das cores do time. “Com o projeto já estabelecido e caminhando com a autonomia dos próprios moradores, a comunicação da UGPPV, continua apoiando com formações, sensibilizações, apoio técnico para participação e engajamento da juventude em oficinas, prêmios e editais” disse.
O Vila TN também recebe pessoas de outros bairros, crianças a partir de 7 anos, jovens ou adultos. A comunidade acolhe a todos, oferecendo treinos de futsal e desenvolvimento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *