Abertura solene da Campanha da Fraternidade 2021 é realizada na Catedral da Sé

0
_DSC4425

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Ocorreu na Catedral da Sé de Sobral, no dia 20 de fevereiro, às 18h00 a abertura solene da Campanha da Fraternidade 2021 que tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.A missa foi celebrada pelobispo Dom Vasconcelos e concelebrada por pe. João Paulo, vigário da paróquia e pe. Denilson de Sousa, reitor do seminário maior de filosofia São João Paulo II. Também estiveram presentes os seminaristas doseminário propedêutico São José e do seminário maior de filosofia São João Paulo II.
Devido ao decreto governamental, a missa iniciou às 18h00 a fim de não ultrapassar o horário estabelecido para realização de cultos. A missa aconteceu seguindo os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde para evitar a propagação da covid-19 com número reduzido de pessoas dentro da igreja garantindo distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, higienização com álcool em gel nas portarias e durante a celebração.
Durante a abertura, Dom Vasconcelos pontuou a origem da CF que nasceu no Nordeste, na diocese de Natal e sua relação com a campanha, que o acompanhou desde o início da sua formação cristã. “A Campanha da Fraternidade não perturba o foca da quaresma, ela não tira o foco da quaresma por que é um tempo de conversão, penitência, mudança de vida e a Campanha da Fraternidade procura um pecado social e nos faz refletir sobre esse pecado social” disse o bispo.
Esse ano a Campanha da Fraternidade é focada no ecumenismo e realizada em conjunto pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (conic). Durante sua fala, Dom Vasconcelos refletiu sobre a importância do diálogo entre as igrejas cristãs e encorajou o diálogo entre religiões a partir da perspectiva de sua vivência sacerdotal. “Ecumenismo é procurar aquilo que nos une e evitar aquilo que nos divide e isso é profundamente cristão”, ele pontuou.
Com o foco de realizar debates sobre polaridades e distanciamentos tanto físicos, quanto religiosos, com o objetivo de superar as violências que marcam nossa sociedade a campanha ainda engloba uma série de temas como o racismo, xenofobia, violência contra a mulher e grupos socialmente marginalizados como a população indígena e lgbtqia+. A campanha irá se estender até o fim da quaresma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *