Academia Massapeense de Letras e Artes empossa novos membros

0
academia massape

Um bem cultural que se transmite de geração a geração, foram empossados os novos membros na Academia Massapeense de Letras e Artes, no dia 23 de junho, onde na oportunidade foram saudados pelo acadêmico Francisco Alves Pereira.
Em suas primeiras palavras fez um passeio pela história das intelectualidades nas Academias, em todas as suas fases de intelectuais consagrados ou não, lembrando os seus 70 anos de idade para viver ao lado dos 26 anos do mais novo acadêmico João Batista Júnior, já fazendo parte da mesma Academia de Letras e Artes.
Diz ele: “É gratificante receber os novos membros na Academia Massapeense de Letras e Artes, que merecem os nossos aplausos, ensaísta Edinar Siridó, historiador Nonato Fernandes, a jurista Moana de Oliveira, cineasta João Batista Júnior, contista Socorro Magalhães, poeta e filósofo Pedro Orlanda, artista plástico João Batista Soares, e o pesquisador Reginaldo Arruda”. Nesta ocasião foram homenageadas as personalidades, com o Diploma de Honra ao Mérito, em nome do patrono Servo de Pe. Arnóbio de Andrade, a Profa. Sandra Maria Mota do Nascimento, Secretária de Educação de Massapê, Ir Carminda Amélia Carvalho Alves, Secretária Geral da Congregação das Imãs Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, e ao radialista, jornalista e apresentador Jorge Luiz Costa Pereira, da Rádio Marques Liberal FM.
Os empossados agradeceram com muitos discursos, os costumeiros brilhos da superficialidade midiática. Resultados a inteligência e a qualidade literária, dirigido ao presidente da Academia Jornalista e escritor Eudes de Sousa. como bem cita a prof. Edinar Siridó “Para nós, massapeenses, a Academia é um referencial, feita com talento, sensibilidade e ampla visão das manifestações culturais, fundada e dirigida pelo jornalista e escritor Eudes de Sousa.
E ainda de suma importância: a acadêmica empossada Moana de Oliveira, representou os demais confrades e confreiras, fazendo o juramento acadêmico, que no final promete: “ Entendo a responsabilidade do compromisso que ora assumo de fazer um mundo melhor através das ideias que divulgo no que escrevo”.
Em seguida, o escritor e acadêmico Benedito Herculano Costa, em discurso demonstrou fôlego, bem como experiência de estudioso da cultura cearense, fez um manuseio das palavras mais aprofundadas sobre a importância da Academia Massapeense de Letras e Artes..
Ao final, também foram ao púlpito o jornalista e acadêmico Diego Marques, fazendo uso da palavra, informando que a divulgação e valorização da cultura massapeense, nos diversos vertentes, é de vital importância para o desenvolvimento e sobrevivência do povo massapeense. Onde também o homenageado jornalista Jorge Costa falou aos presentes, agradeceu à homenagem prestada pela Academia e falou da importância da organização do evento.
Os homenageados gradeceram a deferência do Diploma de Honra ao Mérito que recebe o nome do Servo de Deus Pe. Joaquim Arnóbio de Andrade. Foi um momento de cunho cultural e religioso e social que lembrou a vida e a obra do grande padre.
O Pe. Emanuel Franklin utilizou da palavra, agradecendo detalhamento àqueles que contribuíram com as homenagens ao Pe. Arnóbio de Andrade, lendo uma mensagem da Ir Carminda Alves.
A Academia Massapeense de Letras e Artes recebeu muitos parabéns de outras regiões! O seu presidente Eudes de Sousa é o homem de fé. Com ele apreendemos que não podemos privatizar Deus somente para religião. Somos todos irmãos, filhos de Deus. Por isso, consagrou como Patrono da Academia Massapeense de Letras e Artes o Servo de Deus Pe. Joaquim Arnóbio de Andrade. Em seu discurso de homenagem, acadêmica, Profa Marly Lopes, finaliza.
Após a cerimônia foi oferecido um jantar, no Barbara Bufê, ao som de uma boa música executada pelo sanfoneiro e cantor Antônio José do Egito Machado Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *