Aeroporto Regional de Sobral será implantado no distrito de Patriarca
![DSC_1063](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/02/DSC_1063.jpg)
De acordo com o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, torna-se inviável a ampliação do atual aeroporto por questões ambientais e restrição de espaço para uma expansão.
Redação Correio da Semana
A Secretaria da Infraestrutura do Ceará apresentou na segunda-feira (10) em audiência pública, o projeto do Aeroporto Regional de Sobral com a finalidade de informar a população sobre os detalhes da obra, apresentar planos para a redução do impacto ambiental que a construção de um terminal aeroviário pode causar no meio ambiente e projeções do desenvolvimento econômico por consequencia do empreendimento.
O atual Aeroporto Regional de Sobral-Virgílio Távora é localizado na Avenida Gerardo Rangel, próximo a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e a indústria da Grendene. De acordo com o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, torna-se inviável a ampliação do atual aeroporto por questões ambientais e restrição de espaço para uma expansão.
Por essas questões, o futuro aeroporto de Sobral será implantado no distrito de Patriarca. Segundo o relatório de estudos e impactos ambientais, disponibilizado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) o novo sítio aeroportuário está definido e implantado dentro de uma área declarada de utilidade pública, para efeitos de desapropriação. A área abrangida pelo Decreto Estadual N.º 33.272 compreende 17 terrenos que totalizam 556.399 hectares, no entanto, a área diretamente afetada é de 167 hectares.
Além da Fazenda Mutuca, as comunidades de Jardim, Caraúbas e Lagoa Queimada estão próximas da área da construção do aeroporto. A obra tem um prazo de 18 meses após o período de licitação.
A previsão do Engenheiro Florestal, Jailson Machado é de aproximadamente 160 empregos diretos e indiretos. “As vagas serão ocupadas preferencialmente por moradores da região. Os empregos indiretos são formados através de instalações de comércio em volta da locação do aeroporto que conta com instalações de empresa de comida, transporte, entre outros”, diz.
A ocasião também contou com alguns moradores da comunidade da Mutuca. Preocupados com uma possível desapropriação, eles relataram falta de informação por parte da equipe responsável por demarcar o local.
“Ninguém vai entrar em campo nenhum de ninguém sem conversar. Essa é uma etapa que a gente conta com a ajuda da própria Procuradoria Geral do Estado. Os órgãos técnicos como a Seinfra não tem essa atribuição de desapropriar, então essa parte é a Procuradoria do Estado que elabora os laudos e, na sequencia é que a gente vai procurar as famílias para que a gente possa realizar um entendimento”, explica o Secretário da Seinfra, Lucio Gomes.
O aeroporto terá pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, com capacidade para receber aeronaves de porte médio. O novo equipamento também contará com pistas de rolamento e pátio de aeronaves.
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-7-300x160.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-6-300x160.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-5-300x159.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-1-300x168.jpg)
Aeroporto regional moderno e atual tem pista básica e mínima de 1.800 x 45m e não apenas 30m de largura como proposto para Sobral. Saudações e bons voos,