Aos cristãos e a todo o povo brasileiro

0

A 61ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida do Norte (SP), foi um grande encontro de quase 500 bispos de todo o Brasil. A cada ano, a Igreja do Brasil promove esse exercício da espiritualidade e comunhão com o objetivo de refletir sobre suas realidades internas, mas também sobre sua atuação no conjunto da sociedade brasileira.
Historicamente, em seus 72 anos de existência, a CNBB exerceu uma grande importância na esfera social, assumindo as lutas e os desafios do povo brasileiro. Bem sabemos que, em suas dioceses, os bispos são os primeiros servidores do Povo de Deus. O serviço, a caridade, a profecia e a promoção da vida são princípios que têm norteado a ação conjunta dos bispos, congregados na CNBB.
Ao final da Assembleia Geral, os bispos dirigiram uma mensagem aos cristãos católicos do Brasil em tom de profunda gratidão. “Louvamos a Deus pela caridade que vocês vivem, por amor a Jesus e aos irmãos, em tantas situações de dor e sofrimento, no cuidado dos enfermos, dos idosos e dos mais necessitados. Agradecemos a Deus pelas inúmeras ações de fraternidade e partilha e pelo cuidado para com a vida e a família”.
O episcopado brasileiro agradeceu às comunidades espalhadas pelo Brasil afora que, com vitalidade e esperança, se reúnem em assembleias litúrgicas, para celebrarem a Palavra de Deus, a Eucaristia e os demais sacramentos. A fé exercida em comunidade edifica a Igreja e faz o nosso povo perseverar, mesmo quando enfrenta dificuldades diversas.
Como é belo e edificante o testemunho de muitos irmãos e irmãs catequistas, animadores de comunidades, agentes de pastoral e tantos outros que dinamizam a vida da Igreja. A riqueza de carismas, dons e serviços também foi enaltecida pelos bispos. Isso mostra “que a ação do Espírito Santo impulsiona, também hoje, no coração do Povo de Deus, o avanço em novas frentes de compromisso eclesial, com renovado ardor e novos métodos, para realizar a grande missão da evangelização”.
Os bispos também dirigiram uma Mensagem ao Povo Brasileiro, na qual reafirmaram a “opção radical e incondicional pela defesa integral da vida que se manifesta em cada ser humano e em toda a Criação”. Os bispos exortaram à busca de uma sociedade mais justa e fraterna, onde a paz seja um imperativo e um compromisso de todos.
Na mensagem, também são denunciadas as agruras da realidade social, com tantas situações que penalizam, perversamente, os pobres e indefesos, como, por exemplo, o desemprego, a violência, o racismo, o tráfico humano, o narcotráfico e a exploração sexual de crianças, adolescentes e vulneráveis. Também foram abordadas questões ambientais, o respeito aos povos originários e a proteção de suas terras.
A CNBB convoca o povo a exercer a democracia através do voto. E mesmo diante dos desafios, os bispos reafirmam os sinais de esperança em nossa sociedade, marcada por gestos concretos de solidariedade, amizade e responsabilidade social. Com coragem e profecia, vemos que é possível “agir solidariamente em prol de um país economicamente humanizado, politicamente democrático, socialmente justo e ecologicamente sustentável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *