Após dois anos, Paróquia de Santa Quitéria celebra festa da Padroeira
(Thais Helena – Correio da Semana)
Em Santa Quitéria, a Paróquia celebrou a Festa da Padroeira, após dois anos sem a presença dos fiéis, em virtude do isolamento social causado pela pandemia da Covid 19.
Com o tema: “Somos povo de Deus, unidos pela missão em comunhão”, o retiro espiritual aconteceu de 12 a 22 de maio, o qual a paróquia preparou-se profundamente para este período celebram com muita fé e devoção. Durante este período a praça matriz esteve repleta de fieis provenientes de todos os lugares.
No dia 22 de maio, os paroquianos celebraram a grande festa, houve a Santa Missa às 08h na Igreja Matriz e às 17h todo o povo saiu em procissão por algumas ruas da cidade. Além do Pároco da Paróquia, Pe. Fábio Nascimento e do Vigário Paroquial, Pe. Josivan Cruz, o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos também marcou presença. A Banda de Música Municipal animou o povo para que manifestassem a sua fé com cânticos de louvor. Após a procissão, houve a Santa Missa na praça matriz, presidida por Dom Vasconcelos. Durante sua homilia, Dom Vasconcelos falou de sua alegria por esta data festiva; “A data da Festa de Santa Quitéria é importante para mim, no dia 12 de maio eu nasci e dia 22 de maio eu renasci. Renasci porque foi o dia em que fui batizado”. Continuou; “Santa Quitéria já é grande, mas se não houvesse a igreja, o templo que somos nós, alguém que anunciasse a palavra de Deus, a espiritualidade e a comunhão, nossa vida seria muito triste”.
Com relação à meditação do evangelho, Dom Vasconcelos chamou atenção para a importância de amar e ser amado; “A Bíblia define Deus em três palavras, Deus é amor. A felicidade do ser humano consiste em amar e ser amado (a). Aquele (a) que não ama, não pode ser feliz. E quem não se sente amado (a) também é infeliz.” Continuou: “A Mártir Santa Quitéria deu a vida por sua fé, por Jesus Cristo. Não podemos desprezar Jesus porque só ele nos dá a vida eterna e nos pede apenas uma coisa; que amemos uns aos outros”.
Finalizando a celebração, Pe. Fábio Nascimento pediu que todos os participantes acendessem suas velas ou luzes dos celulares e pedissem as bênçãos de Deus, para que fossem iluminados na vida e na missão. Pe. Josivan os animou cantando “Deixa a luz do céu entrar”. Foi um momento emocionante e rico de muita paz e ação do Espírito Santo. Dom Vasconcelos recebeu orações de seus Diocesanos em virtude do seu aniversário natalício e um presente especial da Paróquia.