Após uma semana de abertura Hospital de Campanha de Sobral já registra mais da metade dos leitos ocupados

0
Fachada do Hospital de Campanha Dr. Alves em Sobral

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
O hospital municipal de campanha Dr. Alves reaberto no último dia 15, registrou 26 pacientes sendo estes 16 internados na ala clínica e 10 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse número significa 52% de ocupação dos leitos, que atingiu números preocupantes após 5 dias de abertura que contém 50 leitos sendo 35 de enfermaria e 15 de UTI.
Se for considerado apenas os leitos de UTI a taxa de ocupação é de 66% enquanto o setor de enfermaria registrou 45% de ocupação. A ocupação mais grave foi registrado no dia 18 de fevereiro com 80% de ocupação dos leitos de UTI. “Precisamos que a população tenha consciência que o melhor nesse momento é evitar aglomeração e ter bastante higiene, lavando a mão com água e sabão ou usando álcool em gel 70%. Precisamos da ajuda de todos para que os números não aumentem”, disse Regina Carvalho, secretária da saúde de Sobral.
Sobral atualmente registra uma altíssima taxa de transmissão para covid-19, índices que correspondem às semanas epidemiológicas 6 e 7, compreendendo, especificamente, os dias 7 a 20 de fevereiro. Até o momento, 75 municípios também se enquadram nessa faixa de alerta para alta transmissão, incluindo as cidades de Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Canindé, Crato.

Maior taxa de ocupação de leitos
Os índices de internações por covid-19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atingiram o maior nível de ocupação desde junho de 2020, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Ao todo, foram registrados 823 UTI ocupadas em todo o estado, dados que só ficam atrás dos registros de 2 Junho de 2020 quando foi registrado um pico de internações de 951 pessoas que estavam em UTI em um único dia, conforme dados oficiais. No mesmo mês, os dias 3 (898) e 15 (846) também superaram a ocupação atual. As ocupações vinham em queda desde então.
“Abertura de leitos tem um limite”, alertou Camilo sobre aumento de casos e de necessidade de leitos por Covid-19 no Ceará. De acordo com o secretário de saúde do estado o momento epidemiológico atual é diferente do que vivenciamos em 2020, quando a pandemia chegou a seu ápice. Segundo ele, agora haverá uma resposta mais eficaz para a alta de taxas de transmissão já que dessa vez o estado está se preparando de uma forma mais correta.  “Estamos fazendo compra e estoque de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), de materiais e anestésicos”, afirmou.
O crescimento de casos e internações por covid-19 exigiu que muitas entidades públicas e privadas reabrissem os leitos especiais para a doença. Apenas na rede estadual, o número de equipamentos disponíveis para o tratamento da doença já atingiu 70% do percentual dos leitos ativos durante o auge da primeira onda de coronavírus entre os meses de abril e junho de 2020 e até o fim de março deve atingir o maior número de toda a pandemia.
Como medida preventiva o Governo do estado já anunciou novos leitos e requereu mais ocupações no sistema privado para suprir as demandas, além de estabelecer novas medidas de isolamento social para evitar o avanço da doença. Por outro lado o número de doses de vacinas contra a covid-19 esta prestes a acabar O estado do Ceará já contabiliza um total de 413 mil casos com 308 mil recuperados e 11.040 óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *