As orações dos fiéis ecoaram pelas ruas de Sobral na IV Caminhada com Maria

0

A IV Caminhada com Maria foi marcada por uma multidão de devotos, não só das paróquias e comunidades da cidade de Sobral, mas de toda região norte que fizeram questão de presenciar um dia especial com uma programação de fé e adoração a Maria no último sábado (12).
Os cristãos foram acolhidos pelo bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, na Paróquia de Fátima, localizada no Bairro Sinhá Sabóia. Logo depois, aguardaram a missa solene presidida pelo mesmo ao lado da paróquia que, iniciou por volta de 17h30 com o bispo diocesano evidenciando o feriado nacional do dia 12 de outubro onde todos celebram Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil.
Dom Vasconcelos relembra a graça de todos por terem um pai todo poderoso, mas também uma mãe, uma mãe rainha. “Meus amados irmãos, que graça tamanha nós recebemos de Deus, fomos ungidos do senhor, nos tornamos família de Deus, temos a alegria de termos um pai todo poderoso criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Não temos apenas um pai, temos também uma mãe, não somos órfãos e nunca seremos. Temos um pai e uma mãe que, é mãe e rainha, uma rainha Éster, uma rainha que é rainha do céu e da terra, que é rainha e padroeira do Brasil, que intercede por nós, que visita as nossas casas. Como posso merecer que a mãe do meu senhor venha nos visitar? Ela nunca desampara, ela nos acolhe, ela caminha conosco ela nos indica o caminho” destaca.
A saída para a caminhada foi conduzida pelos coroinhas e ministros da sagrada eucaristia. Durante o trajeto, os cristãos carregavam bandeiras que representavam paróquias, terços e velas nas mãos, entoando louvores em honra a Nossa Senhora, pelas principais ruas da cidade em direção a Catedral de Nossa Senhora da Conceição (Sé). As orações dos fiéis ecoaram pelas ruas, seguindo o altar, com a imagem de Nossa Senhora coberta de flores.
Por onde a caminhada passa, moradores das ruas prestigiam de suas calçadas, alguns de joelhos em referência a Nossa Senhora, outros com celulares na intenção de registrar a multidão que caminhava incansavelmente por Maria. Ao chegar à Igreja Catedral, todos puderam acompanhar as apresentações artísticas de crianças em comemoração, também, ao dia dos pequenos. Dom Vasconcelos deu a benção de envio da Cruz Missionária e entregou ao Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes que enviara a Paróquia do Patrocínio.
“Assim fez Maria, seguindo os passos de Jesus do berço até a cruz”

Em sua homilia, Dom Vasconcelos ressaltou o significado de ser batizado e enviado. “Meus amados irmãos e irmãs será que nós já paramos em algum momento para refletir sobre essa grande graça?”. Em seguida, o bispo diocesano questionou o dia em que todos foram conduzidos, junto de seus padrinhos para a pia batismal. “O que ocorreu naquele dia em que os meus pais, meus padrinhos me conduziram a pia batismal? Renasci pela água e pelo poder do espírito santo. Jesus já havia dito a Nicodemos que para entrar no reino de Deus o ser humano deveria nascer de novo. Jesus explicou-lhe que o que nasce da carne é carne, o que nasce do espírito é espírito. É necessário renascer pela água e pelo poder do Espírito Santo, e naquele dia memorável em que eu fui batizado, naquele dia em que você foi batizado, nós recebemos a graça de em Cristo nos tornarmos filhos e filhas de Deus”, complementa.
O bispo de Sobral enfatizou a importância que a igreja tem de construir ponte entre Deus e a humanidade “As nossas paróquias irão se comprometer a partir desse ano com a igreja do Brasil inteiro a promover círculos bíblicos, a ler, aprofundar e viver a palavra de Deus. A caridade é fazer o bem sem olhar a quem, é ter um coração misericordioso, é termos uma igreja misericordiosa, samaritana. Uma igreja pobre que vai ao encontro dos pobres” ressalta o bispo, pedindo mais ações de fraternidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *