Assessoria Jurídica custo ou investimento
Sabe-se que a função da Advocacia é resolver problemas e muitas vezes criar o problema, a depender de que lado ela esteja. Mas na empresa, qual a função principal dela?
Muitos pensam que a assessoria Jurídica é apenas um custo, pois mensalmente se fica pagando aquele profissional sem que “haja trabalho”, sem que ele esteja de fato fazendo algo, por conseguinte visto como custo que pode ser cortado.
Mas qual é o real papel de uma assessoria jurídica para a empresa?
Muitos empresários veem a assessoria jurídica como empecilho para que certas ações sejam realizadas na empresa, impedimento a realização da vontade da administração.
Mas então, para que serve a assessoria jurídica?
A verdadeira assessoria jurídica vai além da defesa de processos judiciais ou administrativos; uma boa assessoria jurídica é aquela que em parceria com o setor de recursos humanos, setor contábil e a administração da empresa trabalham para resolver os problemas, diminuir a incidência deles, diminuir os riscos de passíveis cíveis, consumerista, trabalhistas e tributário.
Uma boa assessoria jurídica trabalha de dentro para fora, no afã de tornar a empresa melhor e mais eficiente de modo que, trabalhando mais próximo do correto, possa-se diminuir prejuízos futuros.
O que significa para sua empresa ter um quadro de funcionários enxuto, ter soluções de problema resolvidos pela via extrajudicial de forma eficaz, ter baixo risco de ações trabalhistas e uma boa análise do setor cível, consumerista e tributário?
Esse é o custo de uma assessoria jurídica. Sensação de tranquilidade e a certeza de que estará preparado para eventual defesa independente da esfera que for necessário.
Uma assessoria jurídica para uma empresa de sucesso jamais será um custo, será sempre um investimento perene.