Bairros de Sobral recebem requalificação e padronização de calçadas

0

Atualmente, os serviços estão sendo finalizados em todos os 5 bairros contemplados

Alguns bairros de Sobral estão recebendo padronização de passeios públicos e calçadas. A reforma é uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura. O início do serviço de padronização aconteceu em julho do ano de 2018 e tem como prioridade os bairros com pavimentação já existente e que não possuem passeios.
A obra não visa apenas à exclusão da poluição visual causada por calçadas desconforme, mas também tem como objetivo atender a acessibilidade para todos, garantindo o livre acesso e atendendo as necessidades de pessoas com mobilidade reduzida e deficiente visual. A padronização conta com serviços de demolição de calçadas existentes, construção de nova calçada em concreto com faixa livre de no mínimo 1,20, instalação de piso podotátil que promove a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais e, instalação de rampas de acessibilidade.
De acordo com o engenheiro Yan Frota, há resistência por parte de alguns moradores que possuem revestimentos cerâmicos em suas calçadas “Nestes casos é de grande importância o papel do assistente social, no qual tem o dever de explicar a importância da referida obra, os benefícios que ela trará aos moradores, inclusive quanto a valorização dos seus imóveis”, explica o engenheiro.
Entretanto, a satisfação de ter calçadas padronizadas, é retratada por Ronaldo Nascimento, morador há 50 anos do bairro Tamarindo, que entendeu que o principal motivo é a segurança e a maior acessibilidade dos pedestres. “Além da calçada, a rua foi asfaltada, ficou bem melhor, sem sujeira e nem poeira. Com a pavimentação melhorou para os pedestres. Vai facilitar principalmente para aqueles que andam sempre circulando pelas calçadas”, declara o morador.

Atualmente, os serviços estão sendo finalizados em todos os 5 bairros contemplados e possuem prazo final de entrega até o mês de novembro. Até agora os serviços passaram pelos bairros José Euclides, Vila União, Cidade Gerardo Cristino de Menezes, Gerônimo de Medeiros Prado, Cohab III, Tamarindo e Santa Casa.

A agente de saúde, Edigleuma Nascimento, é moradora do bairro Tamarindo e teve um papel importante por meio de conversa informal, mas que convenceu um morador da Rua Dr. Carlito Pompeu a aceitar a pavimentação das calçadas. Edigleuma já presenciou a queda de uma idosa por consequência de uma calçada desproporcional. Agora ela classifica a reforma como uma melhoria, principalmente para os idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *