Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Patriarca, celebra 260 anos de fundação com missa presidida por Dom Vasconcelos
Na noite do dia 31 de outubro de 2024, quinta-feira, sua excelência reverendíssima Dom Luís Gomes de Vasconcelos, nosso bispo diocesano, presidiu a Santa Missa em comemoração aos 260 anos de fundação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, localizada no Distrito de Patriarca.
A Celebração litúrgica ocorreu em dois momentos. Inicialmente, com uma solene procissão pela Rua José Jander que dá acesso à Praça João Gonçalves, entorno da referida capela, onde foi concelebrada a Santa Missa pelos sacerdotes Padre Raimundo Ítalo Arcanjo de Sousa, administrador paroquial da Área Pastoral da Divina Misericórdia, Padre Deckson Lee Top, reitor do Santuário da Fazenda da Esperança, e também pelo Diácono Edmar Filho.
Durante a homilia, Dom Vasconcelos exortou os fiéis a contemplarem o plano da Salvação que atua na história e se faz visível diante da resistência de uma capela aparentemente tão singela, mas que se tornou um dos primeiros berços da fé católica na Diocese de Sobral e foi responsável pela consolidação do povo que mora nessa região. Estimulou também a comunidade a se revestir da “Armadura de Deus” com qual é possível superar as dificuldades cotidianas e a seguir o exemplo da Virgem Maria.
Antes da benção final, o Sr. Bispo comunicou que a Capela de Patriarca havia recebido um valioso “presente”, uma Benção Apostólica enviada pelo Papa Francisco cujo o texto afirma: “Sua Santidade Francisco concede a desejada Benção Apostólica ao Pe. Raimundo Ítalo Arcanjo de Sousa e a todos os fiéis da Capela de Nossa Senhora da Conceição de Patriarca por ocasião do 260º Aniversário de Fundação da Capela e invoca, por intercessão de Maria Santíssima, abundância das graças divinas”.
Após a leitura do documento exposto em um quadro, Dom Vasconcelos convidou a assembleia e o clero para uma foto coletiva e realizou o hasteamento da bandeira, dando início oficialmente a Festa da Imaculada Conceição com o tema “Capela de Patriarca: há 260 anos, a Imaculada Conceição nos ensina a ser Igreja”. A saber, a capela de Patriarca foi erigida em 1718, no formato de uma ermida, próxima à Fazenda São José da Mutuca que deu origem ao distrito. No entanto, passou por uma profunda reforma e chegou à versão que conhecemos hoje apenas em 1764.