Catadores de recicláveis da CMR são capacitados pelo IFCE de Sobral
Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
Catadores de materiais recicláveis que estão operando na primeira Central Municipal de Reciclagem (CMR) de Sobral receberam capacitação do Instituto Federal do Ceará (IFCE).A ação faz parte de um projeto de extensão coordenado pela técnica de laboratório do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança, Letícia Larcerda Freire que é apoiada pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Sobral (Sesep).
Durante a iniciativa foram abordadas temáticas que giram em torno de três eixos: Noções de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, Higiene e segurança do trabalho na coleta seletiva e Noções de empreendedorismo e matemática financeira. Os módulos foram ministrados por estudantes dos cursos de Agropecuária, Meio Ambiente, Saneamento Ambiental e Segurança do Trabalho, com orientação e acompanhamento de docentes tutores.
Durante a capacitação, os trabalhadores receberam informações sobre as funções de cada equipamento da Central Municipal de Reciclagem, a sistematização da coleta seletiva adotada e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outras questões. Os encontros aconteceram por videoconferência, em virtude da pandemia pela COVID-19. Todo o material gravado ficará disponível para outras associações e também será produzida uma cartilha com o conteúdo da capacitação, que também poderá ser compartilhado.
“O curso foi muito bom, tirou muitas dúvidas, me ensinou mais coisas sobre a reciclagem, sobre segurança no nosso trabalho, sobre EPIs, sobre nossos direitos, sobre os maquinários. Só tenho a agradecer”, relatou a presidente da associação Força de Vida, Ivonete Alves. “Eu não tinha renda antes da reciclagem, vivia na extrema pobreza. É um trabalho muito bacana, porque tanto limpa o nosso planeta como nos ajuda a ter uma renda”, finalizou.
A técnica de laboratório Letícia Freire, responsável pelo projeto, reforça a importância dos catadores para a coleta seletiva e lembra que a responsabilidade deve ser compartilhada com instituições como o IFCE. “Atividades de extensão como essa têm um papel fundamental para instruir os catadores. É também um laboratório para nossos alunos, um contato com uma demanda prática e cada vez mais frequente nos nossos dias. É uma oportunidade de compartilhar experiências, motivar os alunos a participar, trazer as associações para dentro do campus”, relatou.
O município de Sobral vem desenvolvendo ações voltadas para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos, entre elas a implementação das Centrais Municipais de Reciclagem, locais para onde os resíduos são encaminhados depois da coleta seletiva. Lá, passam novamente por uma separação e, em seguida, são comercializados pelos catadores. Os locais fazem parte de experiência piloto de implantação de coleta seletiva.