Catedral de Sobral realiza 24 horas para o Senhor
As igrejas católicas do mundo inteiro foram exortadas pelo Sumo Pontífice, o Papa Francisco, a realizarem 24 horas para o Senhor nos dias 8 e 9 de março. Em Sobral, a Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição, iniciou a programação com a missa de abertura presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos na noite desta sexta-feira, 08/03.
Conforme documento divulgado pelo Dicastério para a Evangelização, “Caminhar numa vida nova” (Rm 6,4) é o lema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração das 24 Horas para o Senhor deste ano. O objetivo do evento é voltar a colocar no centro da vida pastoral da Igreja, portanto das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais, o sacramento da reconciliação.
Este é o centro da mensagem evangélica: a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas sim um pai que o acolhe, o consola e lhe indica também o caminho para a renovação.
Os padres: José Canafístula, pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral; e Livandro Monteiro, da comunidade Shalom, concelebraram auxiliados pelo diácono Cândido Aguiar.
Meditando sobre o evangelho do dia que apresenta o novo mandamento deixado por Jesus: “Amai uns aos outros, assim como eu vos amei”, Dom Vasconcelos ressaltou a importância de saber amar a Deus e não o desobedecer. “Quando violamos as leis de Deus nós o entristecemos, não devemos ofender a Deus por medo do inferno, mas por amor a ele. Quando amamos alguém e o magoamos, nós não sossegamos até pedir perdão, e assim deve ser com Deus. Amar a Deus sobre todas as coisas é a ele amar e a tudo confiar a ele”, disse.
E continuou: “O segundo mandamento da lei de Deus é amar ao próximo como a si mesmo, e Jesus quis levar esse para ser semelhante ao primeiro, talvez amar o próximo como a si mesmo não seja suficiente porque tem gente que não se ama. E ele deu um novo mandamento: “amem uns aos outros como eu vos amei”. E aí está a plenitude da lei, ele amou tanto o mundo que se entregou por nós”, findou.
Após a missa houve o IV Ofício da Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e a programação deu continuidade com a exposição do Santíssimo Sacramento e atendimento às confissões.
Durante todo o sábado (9), fiéis católicos passaram pela Catedral para adoração e reconciliação com Deus através do sacramento da confissão. A programação finalizou às 18h30 com a Missa de Encerramento.
Thaís Helena – Redação Jornal Correio da Semana