Celebrações marcam o encerramento da peregrinação em Sobral

(Thais Helena – Redação Correio da Semana)
Os fiéis católicos participaram na noite do último sábado, 23 de julho, da missa de encerramento da visita da imagem peregrina à Sobral na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.
A imagem peregrina chegou à Sobral no dia 16 de julho e foi acolhida na Catedral da Sé de Nossa Senhora da Conceição por inúmeros fiéis e de lá peregrinou por todas as paróquias de Sobral.
Dom Vasconcelos presidiu a Missa em Ação de Graças, acompanhado dos Padres Pe. Edinardo Gomes e Pe. Jocélio Medeiros. O Diácono Edmar Filho também participou da celebração. O bispo diocesano falou sobre a primeira vinda da imagem em 1953 e o grande marco que foi a idealização do Arco do Triunfo por Dom José Tupinambá da Frota. Entretanto, chamou a atenção para o verdadeiro sentido da peregrinação, na qual a Virgem de Fátima por onde passa acompanha espiritualmente os peregrinos. “Peregrinação não é uma caminhada qualquer, quem faz uma peregrinação é para pedir uma graça ou agradecer. A imagem novamente saiu de Portugal, lugar em que no ano de 1917 a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos e retornou à Sobral para percorrer nossas ruas sobretudo com seu olhar materno para olhar cada um de nós, como mãe ela sabe acolher nossas alegrias, gratidão, tristezas, lágrimas e angústias. Essa peregrinação tem um objetivo; Nossa Senhora vem nos convidar para sermos peregrinos, uma igreja em saída, missionária. Devemos pedir a Mãe de Deus que tire de nós a preguiça e o comodismo, faça de nós missionários, peregrinos para anunciar que Jesus é o único salvador”, ressaltou Dom Vasconcelos.
Após a homilia, a comunidade reunida cantou a Ladainha de Nossa Senhora e venerou a Virgem de Fátima. No final da celebração, Dom Vasconcelos abençoou a imagem de Nossa Senhora de Fátima, idealizada pelo Pe. Edinardo (Paróquia de Fátima), para ficar no pináculo da Matriz. A presença desta imagem marca profundamente a segunda visita da imagem peregrina.
No domingo, dia 24, aconteceu a motocarreata de encerramento da peregrinação. O evento começou às 6h na Igreja do Cristo Ressuscitado em direção a Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Sinhá Sabóia). Durante o percurso aconteceram três bênçãos: Santa Casa, Museu Dom José e Arco do Triunfo.



