Centenário de nascimento do Padre José Palhano de Saboia (1922-2022)

0

Foi sacerdote da Diocese sobralense, secretário do bispado e prefeito municipal

Biografia
Padre José Palhano de Saboia

Nasceu na cidade de Crateús no dia 07 de maio de 1922, logo trazido para Sobral, onde foi registrado. Era filho de Júlio Presciliano de Saboia e Maria de Jesus Palhano.
Em 1930, aos 09 anos de idade, sua mãe irrecuperavelmente enferma, pediu em confissão na hora da morte ao bispo Dom José Tupinambá da Frota, que cuidasse do pequeno José Palhano.
O venerável bispo assim o fez, tornando-se seu tutor e acolhendo-o no palácio episcopal.
Em Sobral, no seminário da Betânia, concluiu seus estudos, como seminarista, dando continuidade no seminário de Fortaleza, e, no último ano do curso de Teologia, seguiu para Roma, recomendado por Dom José.
Retornando a Sobral, após concluir o curso em Roma, foi ordenado padre no dia 30/09/1945, celebrando sua primeira missa na igreja do Patrocínio no dia 03 de outubro de 1945, aos 23 anos de idade.
Sendo o “braço direito do bispo” pela dedicação, inteligência e competência, secretário do bispo por mais de 14 anos onde realizou notável trabalho de cunho religioso, social e cultural: a visita da imagem de N. Sra. de Fátima (1953), o congresso das vocações sacerdotais e jubileu sacerdotal de Dom José (1955), Abrigo Sagrado Coração de Jesus, Patronato Maria Imaculada e de 60% do acervo do museu Dom José, Aeroporto, SAAE etc…
Pe. Palhano, além de ser formado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma, Filosofia pela Universidade Mogi das Cruzes, em São Paulo, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito Cândido Mendes no Rio de Janeiro, foi também piloto civil, com curso feito no aeroclube do Ceará, tendo prestado exames em Resende-RJ e foi o primeiro radioamador de Sobral com prefixo PY7YN.
Em 1958, numa eleição memorável, aos 36 anos, pela legenda da UDN (União Democrática Nacional), foi eleito Prefeito de Sobral, com uma maioria fenomenal de 3.143 votos, sobre o candidato do PSB (Partido Social Democrático), Jacinto Antunes Pereira da Silva, ex-prefeito (1948-1951), apoiado pelo legendário Dep. Federal Francisco de Almeida Monte (Chico Monte), tendo como coordenador da campanha e apoiador financeiro, o então comerciante Cesário Barreto Lima. Administrou Sobral de 1959 a 1963.
Aos 40 anos de idade, em 1962, fundou a Rádio Tupinambá de Sobral, a caçula das emissoras sobralense e líder absoluta de audiência na Zona Norte, onde apresentava o programa “encontro com a verdade”, campeão insuperável de audiência, e, é eleito dep. Federal pela UDN, sendo o mais votado em Sobral e zona norte e o 3º lugar no estado do Ceará.
Em 1964, por questões políticas, teve seu mandato de dep. Federal cassado pelo regime de exceção (ditadura militar), sendo depois absolvido por falta de provas suficientes para tal punição.
Dotado de uma inteligência fulgurante e carisma excepcional, Pe. Palhano foi um líder nato, quer na religião ou na política, onde ajudou a eleger com seu prestigio pessoal vários prefeitos sobralenses e candidatos a outros cargos.
De temperamento forte e espirito combativo, foi suspenso de ordens sacerdotais após polêmica disputa judicial contra o bispo Dom Walfrido Teixeira Vieira e outros sacerdotes. Em 1980, com a passagem do Papa João Paulo II pelo Ceará, Pe. Palhano foi absolvido voltando a exercer o sacerdócio.
Gravemente enfermo, Pe. Palhano passou a residir em Fortaleza, onde veio a falecer na casa de saúde São Raimundo, às 20h30, do dia 17 de maio de 1982, aos 60 anos de idade.
Seu corpo foi trasladado para Sobral, num carro do Corpo de Bombeiros de Fortaleza, onde foi sepultado no cemitério São Francisco, no dia 18 de maio, com o acompanhamento de uma multidão incalculável e comovida com a partida do sacerdote e líder de atuação marcante e histórica em Sobral e zona norte do Ceará.
Eternizou a frase com o qual iniciava seus pronunciamentos e discursos: “Minhas queridas crianças de Sobral”.

Fonte Livro: Radialista Nonato Gomes).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *