Centro Cultural Dom José realiza homenagens em sessão especial na Câmara Municipal
(Thais Helena – Redação Correio da Semana) O Centro Cultural Dom José na pessoa do presidente Francisco Anastácio Aragão Prado realizou na sexta-feira (23/09) a sessão especial ao primeiro bispo da Diocese de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota no plenário Cinco de Julho, da Câmara Municipal de Sobral. A solenidade faz parte da programação do “Setembro Dom José”, mês em que se comemora nascimento e morte do bispo sobralense.
Filho de Manoel Artur da Frota (1852 – 1928) e Raimunda Artemísia Rodrigues Lima (1855 – 1936), Dom José nasceu em 10 de setembro de 1882. Permaneceu à frente da Diocese de Sobral por 59 anos, até o dia de sua morte em 25 de setembro de 1959. A morte do primeiro bispo e maior benfeitor de Sobral causou extrema comoção perante os seus diocesanos, chegando a lotar as celebrações de corpo presente que antecederam o seu sepultamento. Os restos mortais do primeiro bispo diocesano estão no túmulo na Capela do Santíssimo Sacramento na Catedral de Sobral.
Entre os agraciados do ano no “Troféu Dom José” esteve o chanceler da Cúria Diocesana e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – SÉ Catedral, Pe. João Paulo Aguiar Bezerra, que recebeu o diploma e troféu das mãos do Vigário Geral, Pe. Agnaldo Temóteo e do presidente do centro cultural. Os demais foram: Arnold Holanda Cavalcante, Dra. Jamile Teles Lima, Dr. Raimundo Cavalcante Andrade, Francisco Vinicius Fernandes de Sousa, Heloísa Helena Guilherme Cavalcante, José Luis Melo e Micheline Carneiro Ibiapina.
Além dos familiares dos homenageados, também alguns membros da Comunidade Coração de Maria marcaram presença, assim como os paroquianos da Paróquia da Sé que foram prestigiar Pe. João Paulo; e Pe. Edinardo Gomes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Sobral. Na ocasião, os demais agraciados homenagearam Dom José, falando um pouco sobre seus feitos e como conduzia com maestria todo o seu projeto de vida espiritual e social.